FNPE passa a integrar equipe de transição para Educação no governo Lula, representado por Heleno Araújo

Foi anunciada nesta segunda-feira (14) a nova lista de integrantes na área de educação no Gabinete de Transição do governo Lula. O Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE) passa a compor este importante momento, com representação feita por Heleno Araújo (CNTE). A ANPEd, como membro do Fórum, saúda a confirmação - a Associação está há quase duas semanas envolvida nessa articulação junto às mais de 40 entidades do campo da educação, celebrando esse reconhecimento de um trabalho coletivo.

Segundo Heleno Araújo, serão apresentados os diagnósticos e as propostas construídas nas etapas municipais, distrital, estaduais e nacional da Conferência Nacional Popular de Educação. “Vamos trabalhar de forma insistente para que todas as entidades do Fórum sejam ouvidas e para que apresentem os temas específicos de cada segmento da Educação brasileira”, afirmou em depoimento.

Apresentada pelo vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB), a relação traz agora 14 nomes, desta vez com ampliação das representações, incluindo também movimentos sociais e sindicatos.

A coordenação da equipe de transição para educação será feita pelo ex-ministro Henrique Paim (FGV). O grupo vai começar a se reunir em Brasília a partir de quarta-feira (16), no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), sede do Gabinete de Transição. O nome do futuro ministro da Educação ainda não foi definido. 

Confira a relação de nomes da equipe de transição da educação:

- Henrique Paim, ex-ministro da Educação

- Alexandre Schneider, ex-secretário municipal de Educação de São Paulo e colunista do jornal Folha de S.Paulo

- Andressa Pellanda, coordenadora-geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação

- Binho Marques, ex-governador do Acre e ex-secretário do MEC

- Claudio Alex da Rocha, presidente do Conif (órgão que integra os institutos federais de educação) e reitor do Instituto Federal do Pará

- Heleno Araújo, presidente da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação)

- Macaé Evaristo, ex-secretária de educação de belo Horizonte e ex-secretária do MEC

- Maria Alice Setúbal, presidente do Conselho consultivo da da Fundação Tide Setúbal

- Paulo Gabriel, ex-reitor da UFRB (Universidade Federal do Recôncavo Baiano) e presidente do conselho estadual de educação da Bahia

- Priscila Cruz, presidente do Todos Pela Educação

- Ricardo Fonseca, presidente da Andifes (órgão que agrega os reitores das universidades federais)

- Rosa Neide, ex-secretária de Educação do Mato Grosso e deputada federal

- Teresa Leitão, ex-deputada e senadora eleita pelo PT

- Veveu Arruda, ex-prefeito de Sobral (CE).