Forpred consolida atuação e apresenta dados sobre o quadro da Pós-Graduação em Educação no país

O Fórum Nacional de Programas de Pós-Graduação em Educação (Forpred) reuniu-se nos dias 5 e 6 de agosto em Recife (PE). Além dos coordenadores nacionais, regionais, dos coordenadores de 123 programas associados e de outros ainda não associados, o encontro contou na abertura com a presença da presidente da ANPEd, Dalila Andrade Oliveira.

O coordenador nacional do Forpred, Jefferson Mainardes (UEPG), apresentou números atualizados de programas da área.

Programas de Pós-Graduação em Educação

Sudeste – 58

Sul – 38

Nordeste – 25

Centro-Oeste – 16

Norte – 6

Total: 143

A este total, se somam agora a aprovação de dois novos mestrados acadêmicos: Instituto Paulo Freire (IPF) e Instituto Federal Rural de Pernambuco (IFRPE).

A pedido da Capes, o Forpred também realizou um levantamento de pós-graduandos que atuam na Educação Básica, com os seguintes dados:

Alunos de programas de Pós-Graduação em Educação que atuam na Educação Básica

Mestrado Acadêmico: 2.630

Mestrado Profissional: 284

Doutorado: 997

*margem de erro de 10 a 15%

 

Segundo Jefferson Mainardes, esses números indicam um parâmetro sobre o montante de bolsas que a área necessita. Na reunião, os presentes redigiram uma carta (leia aqui) a ser entregue ao Ministro da Educação, Aloísio Mercadante, reivindicando a qualificação da Educação como Área Prioritária na Capes e isonomia na concessão de bolsas a Mestrados Profissionais.

·      Leia aqui matéria sobre o Mestrado Profissional.

Durante a reunião, foram feitos informes sobre as Reuniões Científicas Regionais e discutidos variados pontos, como avaliação de programas, Mestrado Profissional, escolha de coordenadores de área na Capes, critérios para concessão de bolsas, dentre outros.

Durante a 36a Reunião Nacional da ANPEd – de 29 de setembro a 02 de outubro em Goiânia, na UFG –, o Forpred promoverá a Sessão Especial “Ética na Pesquisa”, além de realizar a reunião geral do Fórum.

Atuação

No período de outubro de 2012 a agosto de 2013, o Forpred desenvolveu diversas atividades, desenvolvidas com a permanente participação dos coordenadores regionais e buscando trabalhar de forma articulada à diretoria da ANPEd, Fepae e Coordenação de Área na Capes.

Nesta atuação, é possível destacar o levantamento de dados sobre a Pós-Graduação em Educação e sobre os Mestrados Profissionais, a solicitação aos Senadores para a não aprovação do projeto que propõe alteração na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a participação no planejamento da 36ª Reunião Nacional da ANPEd, atividades acadêmicas durante a Semana de Ação Mundial (SAM), além de representação em importantes eventos de instâncias da Educação e Pesquisa (à exemplo da SBPC e Conae). .

Forpred

Coordenação Nacional

Jefferson Mainardes (UEPG) – Coordenador

 Alfredo Macedo Gomes (UFPE) - Vice-Coordenador

Coordenação regional - Centro-Oeste

Raquel A. Marra da Madeira Freitas (PUC-Goiás)

Coordenação regional - Nordeste-Norte

Eva Maria Siqueira Alves (UFS)

Isabel Maria Sabino de Farias (UECE)

Tânia Regina Lobato dos Santos (UEPA)

Coordenação regional - Sudeste

Samuel Mendonça (PUC-Campinas)

Laerthe de Moraes Abreu Júnior (UFSJ)

Coordenação regional - Sul

Valéria Silva Ferreira (UNIVALI)

Rosalba Maria Cardoso Garcia (UFSC)

Leia Também