Giselle Martins Real (UFGD), pesquisadora do GT 11 da ANPEd, é a nova coordenadora adjunta da Educação na Capes; confira entrevista

Giselle Cristina Martins Real (UFGD), pesquisadora do GT 11 (Política da Educação Superior) que ocupou até o mês de dezembro a vice-presidência Centro-Oeste da ANPEd, foi nomeada como coordenadora adjunta na representação da área de Educação junto à Capes. Giselle integrará a representação ao lado de Ângelo Ricardo de Souza (UFPR), agora como coordenador, e Nonato Assis de Miranda (USCS), também adjunto.

Em entrevista ao portal da ANPEd, a coordenadora adjunta fala sobre os primeiros passos da gestão no diálogo com a área, novos espaços de interação previstos, avaliação quadrienal dos programas e participação em atividades como a Reunião do FORPREd e I Seminário Internacional de Pós-Graduação, em abril na Unicamp, em Campinas. Confira.

O que significa pra você, enquanto pesquisadora e também vice-presidente da ANPEd, estar nessa representação de área?

A experiência como vice-presidente da ANPEd pela região Centro-Oeste foi significativa no delineamento do meu perfil para ocupar esse espaço na Coordenação Adjunta da Área de Educação da Capes. A ANPEd é a única associação da área que agrega os Programas de Pós-Graduação e seus docentes, discentes e pesquisadores, servindo de canal de diálogo entre Programas e órgão gestor (Capes). Portanto, a ANPEd se constitui em epicentro das discussões, preocupações e reflexões acerca da pós-graduação em educação no país com um papel pedagógico em promover conhecimentos e compreensão acerca do cotidiano dos Programas, neste caso, que se efetiva na diversidade de instituições inseridas na amplitude do território brasileiro. Além dessa experiência na vice-presidência da ANPEd, os fatos de ter sido coordenadora de um Programa de Pós-Graduação e de participar do GT 11 da ANPEd que trata da Política de Educação Superior contribuíram para melhor imersão nos processos de se pensar a avaliação da pós-graduação como um mecanismo de se imprimir qualidade. Longe de se ter soluções para os desafios da área, mas por se assumir conhecedora deles revestiu-se, neste momento, de credencial para otimizar esses espaços como pontos privilegiantes de diálogo e de participação.  

Qual pretende ser o direcionamento do trabalho da nova equipe de representação, em termos de diálogo com a área e ações?

As Coordenações da Área de Educação da Capes ao longo do tempo vêm ampliando os mecanismos de diálogo, que ocorrem por meio de respostas a e-mails que recebe (38.educ@capes.gov.br), realizações de reuniões, lives, visitas e palestras a programas, participação nos eventos promovidos pelas associações da área como: as reuniões regionais e nacional da ANPEd, as ações do Forpred, do Fepae, entre outros, mas  também pretende-se construir um novo canal, um informativo a ser enviado aos programas em que sejam explicitadas as ações e as proposições do processo de interação que a área faz entre Programas e Capes de forma a dar conhecimento e transparência.

Se for julgado procedente convidamos a ANPEd para contribuir na divulgação do informativo, abrindo um canal em sua homepage e ampliar assim as possibilidades de interatividade, o que também julgamos pertinente para a promoção de maior articulação entre a ANPEd e a Coordenação da Área.

Alguma frente de trabalho já está no horizonte imediato deste semestre?

O processo de avaliação nesse quadriênio (2021 a 2024) tem um calendário diferenciado, considerando a proposição do Termo de Autocomposição estabelecido entre a Capes e o Ministério Público Federal, em 2022, o que gerou novas ações para 2023.

Mas, para além das atividades de rotina do trabalho da Coordenação da Área demandadas pela Capes, planejamos caminhar em direção de duas vertentes: i) a divulgação e explicitação do processo e da própria ficha de avaliação que se mantem a mesma do Quadriênio (2017-2020); e ii) a coleta de subsídios para a construção do processo e da ficha de avaliação a ser utilizada para o próximo quadriênio.

Neste semestre, está em processo de desenvolvimento a avaliação dos APCN acadêmicos e profissionais. E como medida abrangente a participação da Coordenação da Área no período de 18 a 20 de abril na Reunião Ordinária do FORPREd que será realizada em articulação com o I Seminário Internacional da Pós-Graduação, promovido pelo programa de pós-graduação em educação da Unicamp.