Heleno Araújo (CNTE) é eleito novo coordenador do Fórum Nacional de Educação (FNE)

Em reunião nesta terça (9) na sede do MEC em Brasília, Heleno Araújo foi eleito o novo coordenador do Fórum Nacional de Educação (FNE). Por unanimidade, o representante do CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação) passa a substituir Francisco das Chagas Fernandes (MEC), o que vai ao encontro do regimento que estabelece um revezamento de coordenadoria entre Estado e sociedade civil.

Img 20141209 Wa0002

O encontro também definiu a entrada de novas entidades que compõem o fórum. Presidente da ANPEd e coordenadora das plenárias do eixo 4 da Conae, Maria Margarida Machado acredita que a representação e interlocução da Associação foi ampliada nesse momento em que todas as entidades de pesquisa passam a integrar o FNE, destacando também a entrada dos fóruns do EJA e Fórum de Educação Infantil.

Img 20141209 Wa0003

Confira matéria completa produzida pela Ascom do Fórum Nacional de Educação.

Por unanimidade, o pleno do Fórum Nacional de Educação (FNE) elegeu o seu novo coordenador. Ele é Heleno Araújo, representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). A eleição ocorreu, nesta terça-feira (09), no edifício sede do Ministério da Educação (MEC), em Brasília, durante reunião do pleno do FNE.

Para Heleno, é uma nova responsabilidade que pesa nos ombros, mas ela é compartilhada com todos os integrantes do Fórum. Um dos membros mais antigos do FNE, Heleno afirma que, após tantas lutas pela educação, é hora de aprofundamento. "Agora, temos de aprofundar na perspectiva de que de fato a educação seja debatida em todos os espaços deste país. Para que ela seja de fato prioridade no discurso e na prática para mudarmos a realidade brasileira", ressalta.

Unnamed

*foto: Isabelle Araújo /ACS/MEC.

Quem deixa a coordenação do FNE é Francisco das Chagas Fernandes, representante do Ministério da Educação (MEC) dentro do organismo. De acordo com o Regimento Interno do Fórum, a administração do órgão deve ocorrer em caráter de revezamento entre poder público e sociedade civil, sem possibilidade de reeleição. O novo coordenador assim passa a ser representante de uma entidade civil. Para Chagas, essa alternância é fundamental para o Fórum Nacional de Educação. "Acredito que o FNE é muito plural, por isso precisa ser mais democrático. Esse revezamento faz com que essa pluralidade se aprofunde cada vez mais", destaca o ex-coordenador do Fórum.

Novas Entidades

Nove novas entidades passaram a integrar o Fórum Nacional de Educação a partir desta terça-feira. São elas: Movimento Interfóruns da Educação Infantil do Brasil (MIEIB), Fóruns de Educação de Jovens e Adultos (Fóruns EJA), Fórum Nacional de Diretores de Faculdades (Forumdir), Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), Centro de Estudos Educação e Sociedade (Cedes), Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação do Ministério da Educação (MEC), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Segundo o Regimento Interno do FNE, entidades nacionais que tenham interesse em fazer parte do Fórum, devem enviar seus pedidos até outubro de cada ano. A solicitação passa por apreciação do pleno. Após a criação do FNE, este é o segundo momento em que novas entidades ingressam no organismo.

Conae 2014

"A Conferência Nacional de Educação (Conae) aprova propostas importantes para a educação brasileira que podem ser desdobradas nos próximos quatro anos", afirma o ex-coordenador do FNE, Francisco das Chagas Fernandes. Durante esta terça-feira, os membros do Fórum fizeram uma avaliação prévia da etapa nacional da Conferência que ocorreu no último mês. O Balanço foi positivo. Porém, para uma avaliação mais detalhada, foi eleita uma Comissão que fará uma análise quantitativa e qualitativa Conae. Essa avaliação será apresentada na próxima reunião do pleno do Fórum Nacional de Educação.

Documento Final

O Documento Final da 2ª Conferência Nacional de Educação reúne todas as propostas aprovadas pelos delegados e delegadas de setores e segmentos para a educação brasileira. O pleno do FNE referendou o texto aprovado pela plenária final. Agora, após a etapa nacional, ele passa por um processo de ajuste. Depois, será entregue aos consultores que elaboraram o Documento-Referência para revisão na mesma perspectiva que foi redigido o primeiro texto de discussão desta Conae. No total, o Documento-Base, texto de debate da etapa nacional, reuniu 30 mil emendas ou novos parágrafos que tiveram como origem os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal. No total os participantes do encontro elegeram, destas, 833 propostas.

*Assessoria de Comunicação Social do Fórum Nacional de Educação