HOMENAGEM A PAULO FREIRE NA 35ª. RA

Na 35ª Reunião Anual da ANPEd, que ocorrerá no Balneário Porto de Galinhas, no Estado de Pernambuco, entre os dias 21 e 24 de outubro de 2012, será feita uma homenagem ao maior educador brasileiro, o pernambucano Paulo Freire. Além do fato de que será a primeira Reunião Anual a se realizar na terra do ilustre educador, esta homenagem à sua memória reveste-se mais ainda de significado se consideramos o tema da reunião anual “Educação, cultura, pesquisa e projetos de desenvolvimento: o Brasil do Século XXI”.

A homenagem deverá se constituir em uma ação de reconhecimento a contribuição do pensamento de Paulo Freire para a educação em geral e brasileira em específico. Para tanto, tal homenagem deverá expressar-se, também, na distinção de pesquisadores da área que prestaram e prestam valiosas contribuições ao desenvolvimento da Educação, no seu envolvimento com a produção científica, com a consolidação da Pós-Graduação e fortalecimento da ANPEd.

Os pesquisadores, em número de 35, merecedores desta distinção serão escolhidos entre os Pesquisadores Sêniors que tenham obra relevante e de referência na área específica de cada Grupo de Trabalho da ANPEd, particularmente como fundadores do GT ou como figuras importantes para a sua consolidação. Serão escolhidos por seus pares, a partir de consulta que será realizada aos diversos GTs.