Manifesto Educação, Soberania Nacional e Democracia

Acesse em PDF

Assine o manifesto como entidade ou pessoa física.

Nós, entidades educacionais e científicas, pesquisadores/as professores/as, trabalhadores/as da educação abaixo-assinadas, manifestamos nossa profunda preocupação com a situação de descaso, desfinanciamento da educação pública e da pesquisa e ataque aos direitos sociais assegurados pela Constituição Federal de 1988, no Brasil. Essa situação, agravada pelos ataques constantes à saúde, às universidades, pelos escândalos de corrupção no MEC e prevaricação no Ministério das Mulheres, tem ocasionado impactos negativos para a nossa soberania nacional. Sabedores de muito a realizar, valorizamos e ressaltamos as conquistas garantidas depois de muito esforço e histórias de lutas do povo brasileiro. Povo que hoje vive sob ameaça do negacionismo, da violência, do racismo, do feminicídio, da fome e da miséria, que precisam ser interrompidos imediatamente, sob o risco de entregarmos o país e seu povo à "política do nós e do eles", à ignorância, ao terror, ao medo e ao ódio. Um futuro que garante "aos aliados tudo, aos adversários a morte". 

Nós, entidades educacionais e científicas, pesquisadores/as professores/as, trabalhadores/as da educação, nos manifestamos em defesa da Democracia, da educação e da ciência como indicativos de soberania, entendendo que para construção de um Brasil com equidade e justiça para todos/as/es é preciso ter como projeto a defesa da sociedade brasileira sob o pilar democrático. Para a concretização desse projeto é urgente e necessária a garantia da educação pública para todos/as/es da educação infantil à pós-graduação, com pesquisa e liberdade de cátedra de modo irrevogável e nunca disfarçado por fake news, discursos de ódio e criminalização da ciência, da liberdade religiosa, da defesa do meio ambiente e do direito à diversidade. 

Nós, entidades educacionais e científicas, pesquisadores/as professores/as, trabalhadores/as da educação, diante do processo eleitoral em curso, entendemos que a luta pelo projeto de Brasil democrático, justo, inclusivo, sustentável, exige posicionamento e, por isso, declaramos nosso apoio à candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva e Geraldo Alckmin como única alternativa para soberania nacional. Única alternativa por representar a defesa da democracia em todas as dimensões da sociedade brasileira, o retorno dos investimentos na educação pública, na saúde e na ciência, a defesa incontornável do meio ambiente e dos povos originários e tradicionais. Única alternativa para defender a vida e o direito de sermos brasileiras/es/os com orgulho da diversidade, da regionalidade, da diferença na unidade. 

Estamos com Lula!

-

ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação

Rede Comunica Educação

Acesse o PDF com a relação completa de entidades e pessoas que assinam este manifesto