Memória Anped - Boletins Históricos - 1979-1991

O portal da Anped passa a disponibilizar uma série de Boletins produzidos nos 12 primeiros anos de existência da Associação.

* Clique aqui para acessar os arquivos.

As se?ries do Boletim ANPEd guardam grande parte da histo?ria da Associac?a?o, particularmente das reunio?es anuais, apresentadas em seus desdobramentos, além de matérias especi?ficas, como avaliac?a?o da Capes, discussa?o sobre o doutorado em educac?a?o no ini?cio de sua implantac?a?o, relac?a?o com outras entidades acade?micas, Confere?ncias Brasileiras de Educac?a?o, dentro outros. Reproduzem ainda, sistematicamente, os relato?rios das reunio?es da comissa?o da a?rea junto a? Capes, do comite? junto ao CNPq e das reunio?es de interca?mbio cienti?fico. Clique aqui para acessar a nota técnica sobre o acervo, produzida por Osmar Fávero, ex-presidente da Anped e assessor do Proedes.

                                                                                Captura De Tela 2014 03 13 A?s 00.07.02

Além de valorizar a memória da Anped, o material é uma rica fonte de consulta para pesquisadores, por guardar momentos importantes da educação brasileira.

A digitalização dos boletins históricos é resultado da atuação do PROEDES/FE/UFRJ, que desde 2002 realiza um trabalho exaustivo e abrangente de organização do acervo da Anped, a partir de mais de 11 mil documentos guardados desde as primeiras reuniões realizadas em 1976, que antecederam à sua criação em 1978. (clique aqui para mais informações). Em breve o portal da Anped disponibilizará mais conteúdos do acervo da Associação.