MinasMundo, ANPEd e Sociedades Científicas em defesa da Serra do Curral

Baixe aqui a nota em pdf.

MinasMundo, rede multidisciplinar que reúne cerca de 60 pesquisadores e pesquisadoras doutores/as de diferentes áreas e instituições, no Brasil e também no exterior, e as Associações abaixo signatárias, vem a público manifestar seu repúdio ao megaprojeto de mineração na Serra do Curral, em Nova Lima, região metropolitana de Belo Horizonte, aprovado pelo Conselho Estadual de Política Ambiental (COPAM), em uma sessão remota encerrada na madrugada do dia 30 de abril de 2022.

A Serra do Curral, como atesta processo de tombamento em curso, é Patrimônio Cultural e Ambiental de Minas Gerais. Símbolo da capital mineira, suas montanhas envolvendo a cidade constituem parte da identidade da metrópole planejada para ser cosmopolita a seu modo singular.

Entregar a Serra do Curral à sanha da exploração mineral é aferrar o estado, suas terras e suas pessoas a uma “vocação mineral” que tem se demonstrado fartamente catastrófica. É aceitar que ela seja consumida em um empreendimento que terá 13 anos de vida útil.

Em apoio às manifestações dos movimentos sociais organizados, o MinasMundo entende, como eles, que a vida vegetal e animal, humana e não humana, é mais importante que a economia insustentável e irresponsável de projetos de mineração na Serra do Curral, em Nova Lima e Belo Horizonte, que põem em risco a vida e impactam negativamente a vivência, a cultura e o ambiente das duas cidades.

Os exemplos desastrosos e os estudos sobre os impactos socioambientais do projeto do Complexo Minerário Serra do Taquaril, da Taquaril Mineração S.A. – TAMISA, nos levam a apoiar o voto contrário dos representantes do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), da Associação PROMUTUCA, da Fundação Relictos e da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, na reunião do Conselho Estadual de Política Ambiental – COPAM, do último 29 de abril.

Conclamamos que o processo em curso de tombamento da Serra do Curral como Patrimônio Cultural e Ambiental do Estado seja continuado e terminado, ficando toda a área livre de projetos danosos à sociedade e ao ambiente. Lembramos que, além dos impactos ambientais que influenciarão a qualidade do ar de toda a área centro-sul de Belo Horizonte, o complexo se instalará em espaço com vegetação nativa de Mata Atlântica, considerado “Área Prioritária para conservação da Biodiversidade Especial”. Por fim, diante das flagrantes ilegalidades da autorização do empreendimento, reivindicamos sua suspensão, em conformidade com a ação do Ministério Público de Minas Gerais.

MinasMundo

Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais – ANPOCS

Associação Brasileira de Antropologia – ABA

Associação Brasileira de Ciência Política – ABCP

Associação Brasileira de Literatura Comparada – ABRALIC

Associação Nacional de História – ANPUH

Sociedade Brasileira de Sociologia – SBS

Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC

Apoiam:

Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas – ABRACE

Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPED

Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação – COMPÓS

Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas – ABRAPCORP

Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade – ANPPAS

Associação Brasileira de Relações Internacionais – ABRI

Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos – SBEC

Associação Brasileira dos Professores de Italiano – ABPI

Associação Brasileira de Professores de Língua Inglesa da Rede Federal de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico – ABRALITEC

Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura – ABCiber

Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências – ABRAPEC

Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional – ANPUR

Associação Brasileira de Hispanistas – ABH

Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Letras e Linguística – ANPOLL

Associação Brasileira de Ensino de Biologia – SBENBIO

Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo – ABEJ

Associação de Linguística Aplicada do Brasil – ALAB

Associação Brasileira de Estudos Sociais das Ciências e das Tecnologias – ESOCITE.BR

Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as – ABPN

Leia Também