Nelson Pretto (GT 16 da ANPEd) é eleito conselheiro da SBPC

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) realizou nesta semana a apuração final da eleição geral para todos seus cargos para o biênio 2015-2017. Membro do GT 16 (Educação e Comunicação) da ANPEd, o professor Nelson Pretto (UFBA) foi eleito para o Conselho Nacional, representando a Área B (Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe) ao lado de Maria do Carmo Soares (UFRPE). Os eleitos serão empossados no dia 16 de julho, durante a 67ª Reunião Anual da SBPC, que será realizada em São Carlos, entre os dias 12 e 18.

Nelson Pretto é professor titular da Faculdade de Educação da UFBA, membro da Academia de Ciência da Bahia e integrante do Conselho de Cultura do Estado da Bahia no período de 2007 a 2011. É o atual secretário regional da entidade.

Comissão Eleitoral da SBPC divulga resultado

A biomédica e professora titular da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Helena Bonciani Nader, foi reeleita presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), para um novo mandato de dois anos, de julho de 2015 a julho de 2017. Para os dois cargos de vice-presidente, foram eleitos o físico Ildeu de Castro Moreira, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Vanderlan da Silva Bolzani, da Universidade Estadual “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). Para o de secretário geral, foi eleita a pesquisadora Claudia Mansini D avila Levy, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Já para as três vagas de secretários, foram eleitos Ana Maria Bonetti, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Maíra Baumgarten, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e Adalberto Luís Val, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). Como primeiro tesoureiro, foi eleito Walter Colli, da Universidade de São Paulo (USP), e como segundo, José Antonio Aleixo da Silva, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Os eleitos serão empossados no dia 16 de julho, durante a 67ª Reunião Anual da SBPC, que será realizada em São Carlos, entre os dias 12 e 18. A apuração das eleições na SBPC ocorreu na tarde desta segunda-feira (15/06), na Unidade Administrativa da entidade, em São Paulo, sob a coordenação da conselheira da SBPC, Letícia Veras Costa Lotufo, da USP, presidente da Comissão Eleitoral. O período de votação foi aberto no dia 21 de maio e encerrado em 12 de junho. Os eleitores votaram somente pela internet.

Conselho

Para o conselho, com mandato para o quadriênio 2015 a 2019, havia 13 vagas em disputa nessas eleições. Conforme previsto no estatuto da SBPC, as candidaturas ao conselho ocorrem regionalmente. Para os estados que compreendem a Área A (Acre, Amazonas, Amapá, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins), em que havia uma vaga para dois candidatos, foi eleito Hiroshi Noda (INPA).

Nos estados da Área B (Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe) havia duas vagas para quatro candidatos. Elas serão preenchidas por Nelson de Luca Pretto (UFBA) e Maria do Carmo Figueiredo Soares (UFRPE). Na Área C (Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso e Distrito Federal), as três em disputa foram preenchidas por Eduardo Mortimer (UFMG), Fernanda Sobral e Laila Espindola Darvenne, ambas da Universidade de Brasília (UnB).

A região da Área D, que compreende os estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro, dispunha de três vagas para seis candidatos. Elas foram preenchidas por Ana Tereza Ribeiro de Vasconcelos (LNCC), Adalberto Moreira Cardoso (UERJ) e João Ramos Torres de Mello Neto (UFRJ). Pelo estado de São Paulo, Área E, foram eleitos Regina Pekelmann Markus (USP), Glaucius Oliva (IFSC/USP) e Rubens Belfort Mattos Junior (UNIFESP). Para a Área F (Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), havia uma vaga, que foram disputadas por três candidatos. A eleita foi Zelinda Maria Hirano (FURB).

Secretarias Regionais

Neste processo, foram eleitos também os secretários regionais da SBPC, para um mandato de dois anos (2015-2017). A representação regional é por estado.

Os eleitos foram os seguintes:

Amazonas: José Wilson do Nascimento Corrêa (UFAM) e Rosany Piccolotto de Carvalho (UFAM), como Secretária Regional Adjunta.

Bahia: Jaime Santos Filho (UFBA) e Alberto Brum Novaes (UFBA), como Secretário Regional Adjunto.

Ceará: Lindberg Lima Gonçalves (UFC) e Claudia Linhares Sales (UFC), como Secretária Regional Adjunta.

Distrito Federal: Ligia Pavan Baptista (UnB)

Goiás: Reginaldo Nassar Ferreira (UFG) e Romão da Cunha Nunes (UFG), como Secretário Regional Adjunto.

Maranhão: Eloisa da Graça do Rosario Gonçalves (UFMA) e Auro Atsushi Tanaka (UFMA), como Secretário Regional Adjunto.

Pará: Maria Elvira Rocha de Sá (UFPA) e Marlucia Bonifácio, como Secretária Regional Adjunta.

Paraná: Araci Asinelli da Luz (UFPR) e Elizabeth de Araujo Schwarz (UFPR), como Secretária Regional Adjunta.

Pernambuco: Marcos Antonio Ramos Pereira de Lucena (FUNDAJ) e Rejane Jurema Mansur Custódio Nogueira (UFRPE), como Secretária Regional Adjunta.

Piauí: Willame Carvalho e Silva (TJPI) e Joaquim Campelo Filho, como Secretário Regional Adjunto.

Rio de Janeiro: Marco Moriconi (UFF) e Luana Bonone (ANCINE), como Secretária Regional Adjunta.

Rio Grande do Norte: Maria Bernardete Cordeiro de Sousa (UFRN) e John Fontenele Araujo (UFRN), como Secretário Regional Adjunto.

Rio Grande do Sul: José Vicente Tavares dos Santos (UFRGS) e Sergio Bampi (UFRGS), como Secretário Regional Adjunto.

São Paulo – SubÁrea I – Roseli de Deus Lopes (USP).

São Paulo – SubÁrea III – Francis de Morais Franco Nunes (UFSCar).

A Comissão Eleitoral da SBPC é composta pelos conselheiros Letícia Veras Costa Lotufo (USP) - presidente; Etelvino José Henriques Bechara (USP); Lisbeth Kaiserlian Cordani (USP); Lucile Maria Floeter Winter (USP) e os sócios Maria Teresa Riggio de Lima Landman (UNIFESP) e Marilia de Arruda Cardoso Smith (UNIFESP).

Leia Também