Nilma Lino Gomes discute sobre Movimento Negro e a educação pela democracia

No dia 29 de agosto, a professora Nilma Lino Gomes realiza a conferência “Movimento Negro, resistência democrática e educação”
 

O Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil retoma as atividades do XIII Seminário Anual “Educação no Brasil, tradições democráticas” no dia 29 de agosto. A primeira conferência do semestre será com a professora da Universidade Federal de Minas Gerais, Nilma Lino Gomes, que discutirá sobre a trajetória do Movimento Negro na construção da resistência democrática na educação. A professora questiona se a tradição da educação, no que se refere à pauta antirracista, tem sido, de fato, democrática ou de silenciamento e negação.
 
Pedagoga, mestra em Educação, doutora em Antropologia Social e pós-doutora em Sociologia, Nilma Lino Gomes já integrou a Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação e foi reitora Pró-Tempore da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, a UNILAB. Também já foi Ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial, da Juventude e dos Direitos Humanos, no governo da presidenta Dilma Rousseff.
 
A Conferência “Movimento Negro, resistência democrática e educação” será no dia 29 de agosto, às 19h no Auditório Neidson Rodrigues, na Faculdade de Educação da UFMG.
 
Antes da conferência, às 17h, a professora Nilma Lino Gomes lançará o seu novo livro ”O Movimento Negro Emancipador: saberes construídos nas lutas por emancipação Vozes” e a 3ª edição do seu livro “Sem Perder a Raiz: corpo e cabelo como símbolos da identidade negra”. Na ocasião também serão lançados os livros “Trabalho, renda e diversidade – Debates contemporâneos nas universidades” do projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil; “História da Educação em Minas Gerais: da Colônia à República”, organizado por Carlos Henrique Carvalho e Luciano Mendes de Faria Filho; “Historiografia da Educação: Abordagens, Teóricas e Metodológicas” de Cynthia Greive Veiga e Marcus Aurelio Taborda de Oliveira; e “Escolas de Primeiras Letras: Civilidade, Fiscalização e Conflito nas Minas Gerais do Século XIX” de Fabiana da Silva Viana. Os lançamentos serão no saguão da FaE.

A conferência terá transmissão ao vivo pelo canal do Projeto Pensar a Educação Pensar o Brasil no YouTube

Serviço:
Conferência “Movimento Negro, resistência democrática e educação” com Nilma Lino Gomes (UFMG)
Data: 29-08-2019
Horário: 19h
Local: Auditório Neidson Rodrigues FaE/UFMG
Endereço: Av. Antônio Carlos 6627 - Pampulha

 

Transmissão ao vivo pelo You Tube
Outras informações em www.pensaraeducacao.com.brpensar@ufmg.br, Facebook  e pelos telefones (31)3409-5355 e (31)  98212-5621