Nota de apoio da Anped às greves

A ANPEd, por meio de sua Diretoria, vem a público manifestar seu apoio às greves dos docentes, dos técnico-administrativos e dos estudantes das Universidades Públicas e reconhecer a legitimidade de suas reivindicações. Entendemos que essas greves estão inseridas em amplo movimento nacional que visa garantir as condições necessárias para a definição e implantação de um projeto de Educação Superior pública, gratuita, de qualidade e acessível a todos.

 

Tendo em vista a construção de uma universidade pública de qualidade, faz-se necessário implementar políticas públicas que garantam condições para a realização do ensino, pesquisa e extensão, que promovam a expansão de vagas/matriculas públicas com qualidade, que assegurem o acesso e a permanência dos estudantes e que valorizem os docentes e técnico-administrativos com planos de carreira e salários dignos.

 

Para o cumprimento de tais condições entendemos que o Governo Federal deve cumprir com sua função constitucional relativa à expansão de uma Educação Superior pública de qualidade por meio do diálogo e da apresentação de propostas que contemplem as reivindicações dos movimentos docentes, técnico-administrativos e estudantil, de modo a assegurar a retomada urgente do trabalho nas instituições federais.

 

Nesse contexto, a ANPEd reafirma seu compromisso em lutar pelo fortalecimento da pós-graduação e da pesquisa na área da Educação no Brasil, comprometendo-se com a: a) democratização e melhoria da qualidade da educação no Brasil, em seus diferentes níveis e modalidades; b) expansão qualificada da pósgraduação em educação, que resulte em sólida formação acadêmica, produção intelectual relevante e comprometida com a resolução dos problemas da sociedade e da educação brasileira. Tais compromissos implicam em lutar pela aprovação e real efetivação do Plano Nacional de Educação (PNE), com a exigência de o poder público investir 10% do PIB em Educação.(Acesse a nota de apoio).

Leia Também

Institucional

Educação

Institucional