Nota de Pesar da Anfope, Anpae e ANPEd pela perda de JORGE NAJJAR (UFF)

É com grande pesar que comunicamos o falecimento do professor Jorge Najjar, professor titular da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde foi Vice-diretor e Diretor da Faculdade de Educação e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação. 

O velório ocorrerá nesta sexta-feira (21), com início às 10h30, no Cemitério São Francisco Xavier (Cajú), Capela A.

O Professor Jorge Nassim Vieira Najjar, reconhecido pela consistente formação, produção acadêmica significativa e trajetória acadêmico-científica consolidada, com excelência e distinção, no tripé ensino, pesquisa e extensão, demarcou sua atuação pelo efetivo engajamento nas lutas pela educação pública, democrática e qualidade social e pelo compromisso efetivo com as atividades na gestão acadêmico-institucional.

Jorge Nassim Vieira Najjar era membro atuante das três entidades e ocupava, atualmente, a função de vice-presidente Sudeste da ANPAE e primeiro tesoureiro da ANFOPE. Foi coordenador local da 39a Reunião Nacional da ANPEd, realizada em 2019 na UFF em Niterói, tendo sido também pesquisador do GT 05 de Estado e Política Educacional. Além de sua atuação nas entidades nacionais, tinha forte presença na política educacional do estado do Rio de Janeiro, sendo conselheiro do Conselho Estadual de Educação e Membro do Fórum Estadual de Educação, onde integrou a coordenação colegiada, além de outros espaços de representação.  

A ANFOPE, a ANPAE e a ANPEd se solidarizam com a família, os inumeráveis amigos e colegas, e com seus estudantes e orientandos a quem Jorge Najjar dedicava especial atenção. Jorge era um militante na defesa da educação pública, de políticas educacionais inclusivas e da formação de professores socialmente referenciada, dos direitos humanos e sociais, da democracia e da vida. Além de intelectual orgânico, amigo ousado e corajoso, possuía inúmeras qualidades, sobretudo, amorosidade e leveza que produziram tanto encantamento. Sua morte é uma grande perda para a educação brasileira e seu legado nos anima a continuar na luta.

Estamos todos em luto!