Nota de pesar do GT 12 (Currículo) pelo falecimento da professora Sandra Corazza

Sandra Corazza soube honrar lindamente o significado do seu próprio nome: competente, inteligente, criativa e alegre. 

O GT 12/Currículo lamenta a perda da importante pesquisadora e agradece imensamente o tanto que contribuiu com a sua força e alegria criadoras para as pesquisas em Educação e para o campo do Currículo. Sandra Corazza, especialmente entre 1993 e 2004, fez estremecer o GT/Currículo com suas provocações, “monstruosidades”, traduções poéticas e irreverências. De larga erudição e espírito inquieto, desafiou o conformismo e o lugar comum e inspirou uma geração de professores e pesquisadores com uma vida exemplar de mais de 40 anos dedicados ao ensino e à pesquisa, iniciada ainda como professora na educação básica até à docência no ensino superior.  De 2000 a 2001 foi coordenadora do nosso GT, além de atuar como parecerista ad hoc e membro do comitê científico da Anped, representando o nosso GT. 

Sandra Corazza deixa uma obra de muitas afecções e diante da qual dificilmente se fica indiferente. Amada e contestada, andarilha da diferença, afirmou a vida em seu mais alto grau de potência. Divertida, inquietante, guerreira, combativa, perturbadora, ágil, generosa e inspiradora, deixa para o campo do currículo um legado de vida e de invenção. Com a sua poética, faz reverberar a força performativa da docência que faz da vida e do pensamento fabulações, artistagens, variações, devires – obra de arte. 

Que a sua força, alegria, criação e vibração sejam inspirações, atos de resistências nas nossas transcriações curriculares e de vida.

GT 12 - Currículo