Nota de pesar pelo falecimento de Alceu Ferraro, ex-presidente da ANPEd

A ANPEd lamenta profundamente o falecimento de Alceu Ferraro, ex-presidente da Associação nas gestões 1989-1991 e 1991-1993. O velório ocorrerá hoje, a partir das 18h, no Memorial Angelus, em Porto Alegre (RS) - Av. Porto Alegre, 320, sala 2 - Medianeira. 
Em 2012, na 35ª Reunião Anual da ANPEd, em Porto de Galinhas, o professor foi agraciado com a estatueta Paulo Freire, honraria concedida em reconhecimento às contribuições de docentes à Educação. 

Docente aposentado da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul ( Faced/UFRGS), Alceu Ravanello Ferraro ainda desempenhava atividades no Programa de Pós-Graduação em Educação. Teve graduação em Filosofia, Teologia e Ciências Sociais, com mestrado e doutorado em Ciências Sociais. Entre os destaques de sua trajetória estão as participações em comitês de pesquisa, assessoramento de órgãos nacionais ligados à Educação, além de presidência da ANPEd. O docente desenvolvia projetos com ênfase em Sociologia da Educação, História da Educação e Políticas Educacionais, pesquisando principalmente os temas analfabetismo/alfabetização, escolarização, letramento e políticas públicas, no Brasil e Rio Grande do Sul.