Nota de pesar pelo falecimento de Maurice Tardif (Universidade de Montreal | CRIFPE)

Maurice Tardif, professor titular do departamento de Administration et Fondements de l’Éducation (Administração e Fundamentos da Educação) da Universidade de Montreal e diretor do Centre de Recherche Interuniversitaire sur la Formation et la Profession Enseignante (Centro de Pesquisa Interuniversitário sobre a Formação - Crifpe), faleceu neste domingo (7) deixando um importante e extenso legado.

Sua trajetória acadêmica é marcada por ampla produção sobre temas como saberes docentes, formação profissional, profissionalização do ensino e trabalho docente. É um dos autores estrangeiros mais lidos no Brasil, com especial destaque para o livro “Saberes docentes e formação profissional” e o livro escrito em parceria com Claude Lessard, “O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas”.

Além da interlocução promovida por meio da produção de Tardif, o diálogo com pesquisadores e pesquisadoras do Brasil transcorria pela participação em congressos, em redes internacionais de pesquisa, organização de publicações conjuntas, dentre tantas outras atividades acadêmico-científicas. Nosso pesar pela sua partida e reconhecimento ao seu exímio contributo à área da Educação, com a certeza de que seu pensamento crítico sobre temas centrais e contemporâneos em torno da profissão docente, seguirá presente em nossas pesquisas e na formação de novas gerações de pesquisadores e pesquisadoras.

Diretoria ANPEd

-

Nota do GT 08 - Formação de Professores:

O Grupo de trabalho sobre a Formação de Professores da ANPEd manifesta profundo pesar pela morte do professor e pesquisador, Maurice Tardif. É uma perda inestimável ao campo da pesquisa sobre a formação de professores no Brasil e no mundo.

A produção teórica formulada por Tardif tornou-se um dos lastros fundamentais ao avanço do processo de profissionalização docente, em nível nacional e internacional, constituindo uma Escola de Pensamento sobre a Formação e a Profissão Docente. Suas reflexões no campo da epistemologia da prática docente ajudaram a elevar os docentes à condição de intelectuais singulares de sua prática profissional, chamando a atenção para uma reflexão coletiva e crítica. 

Nos últimos 30 anos sua produção teórica impactou fortemente o pensamento sobre o trabalho e a formação de professores no Brasil, não somente pelos seus artigos e livros, amplamente difundidos em território nacional, mas também, pelo acolhimento de dezenas de pesquisadores brasileiros no CFRIFPE (Centre de Recherche Interuniversitaire sur la Formation et la Profession Enseignante).

Neste momento de dor, nos solidarizamos para com o sofrimento de familiares e amigos, em especial, a professora e pesquisadora Cecilia Borges, esposa de Tardif. O GT 8 da ANPEd continuará a ser um palco de discussão, crítica e ressonância do legado teórico e da memória de Maurice Tardif.