Nota de solidariedade da ANPEd a Sara Wagner York e repúdio à agressão e transfobia ocorrida em São Pedro da Aldeia

A ANPEd se manifesta em solidariedade à Sara Wagner York, doutoranda em Educação pela UERJ e integrante do GT 23 Gênero, Sexualidade e Educação, participante ativa de nossa Associação, que sofreu brutal agressão por parte de servidores da segurança contratados pela prefeitura da cidade de São Pedro da Aldeia, no Rio de Janeiro, enquanto fazia a cobertura jornalística do evento, ironicamente intitulado Carnaval 2023 – Reencontro com a Alegria.

Tal acontecimento se soma a um número incontável de situações de assédio, hostilidade, violência e desrespeito aos seus direitos que a população de travestis e transexuais sofre no Brasil. As festividades de carnaval são um momento educativo para alegria e diversão coletivas, ensinando o valor da diversidade e do convívio no espaço público.

Por fim, consideramos como necessária a investigação de transfobia na agressão contra Sara York. Aguardamos manifestação das autoridades públicas do município de São Pedro da Aldeia, bem como providências no sentido de reparar a agressão acontecida.

Rio de Janeiro, 22 de fevereiro de 2023.

Diretoria da ANPEd Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação

Coordenação do GT 23 Gênero Sexualidade e Educação