Nova Diretoria e Conselho Fiscal da ANPEd tomam posse na UERJ enaltecendo a importância e resistência da universidade pública

 

reportagem e imagens: Camilla Shaw/ANPEd

Ao final da cerimônia, em ato simbólico de apoio e solidariedade à universidade, a diretoria, conselho fiscal e membros da UERJ posaram para fotos oficiais com adesivos afixados em suas roupas com dizeres “UERJ em greve” e “#uerjresiste”.

 

A Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) recebeu nesta quarta-feira, 13 de dezembro, a posse da nova Diretoria e Conselho Fiscal da ANPEd, eleitos para o biênio 2017-2019. Estiveram presentes na cerimônia associados, professores, representantes da universidade, membros do Fórum Estadual de Educação do Rio de Janeiro, além dos membros eleitos.

Em uma universidade com marcas evidentes da crise política e econômica do estado do Rio de Janeiro, Ana Karina Brenner, professora da UERJ e uma das responsáveis pela condução da cerimônia, afirmou que a luta por uma educação pública de qualidade não é apenas da UERJ e que a resistência e força dos professores, servidores e alunos representa todas as outras universidades brasileiras. Ao final, em ato simbólico de apoio e solidariedade à universidade, a diretoria posou para fotos oficiais com adesivos afixados em suas roupas com dizeres “UERJ em greve” e “#uerjresiste”.

Reeleita para nova gestão à frente da Associação, Andréa Gouveia (UFPR), presidente da ANPEd, reforçou a importância da cerimônia acontecer na UERJ e que tal escolha significa uma “Resistência Criativa”, em referência ao nome da chapa eleita: “Resistência Criativa: em Defesa da Pesquisa e da Pós-Graduação em Educação”. Para a presidente, essa escolha é símbolo de uma ideia de “de resistência de quem acredita em um projeto de sociedade que respeite o direito de todos, que respeite os trabalhadores. [...] e nesse momento a UERJ representa e simboliza essa perspectiva de resistência e de necessidade e de respeito ao povo brasileiro", afirmou na cerimônia.

Após a abertura da cerimônia por Ana Karina e Inês Barbosa de Oliveira (UERJ), representantes da universidade, Maria Isabel Ortigão e Alice Casimiro Lopes, participaram da primeira mesa e também reforçaram o forte significado da posse ser realizada na UERJ.

O rito de leitura e aprovação do resultado das eleições e relatório do Conselho Fiscal teve coordenação do professor Paulo Carrano (UFF), Primeiro-Secretário da gestão que se encerrou, e, em meio aos fogos de artifício do jogo Flamengo x Independiente, que aconteceria no Maracanã, ao lado da UERJ, os resultados e relatório foram aprovados e a Diretoria e Conselho Fiscal empossados.

 

Composição da Diretoria e Conselho Fiscal para o biênio 2017-2019:

Diretoria

Presidente
Andréa Barbosa Gouveia (UFPR)

Primeira Secretária
Miriam Fábia Alves (UFG)

Segunda Secretária
Maria Luiza Süssekind (UNIRIO)

Diretor Financeiro
Mário Luiz Neves de Azevedo (UEM)

Vice-Presidentes
Norte - Sônia Maria da Silva Araújo (UFPA)
Nordeste - Isabel Maria Sabino de Farias (UECE)
Centro-Oeste - Maria Dilneia Espíndola Fernandes (UFMS)
Sudeste - Carlos Eduardo Ferraço (UFES)
Sul - Geovana Mendonça Lunardi Mendes (UDESC)

 

Conselho Fiscal

Titulares Conselho Fiscal
Inês Barbosa de Oliveira (UERJ)
José Marcelino Rezende Pinto (USP)
Magna França (UFRN)

Suplentes Conselho Fiscal
Ivanilde Apoluceno de Oliveira (UEPa)
Maria Beatriz Luce (UFRGS)
Jose Vieira de Sousa (UnB)