Nova Diretoria toma posse para biênio 2015-2017; "ANPEd tem duas vocações: defesa do campo da produção científica e da educação pública", Andréa Gouveia, presidente da Associação

A Unirio, no bairro da Urca no Rio de Janeiro, recebeu nesta terça-feira, 8 de dezembro, a posse da nova Diretoria e Conselho Fiscal que estarão à frente da Associação no biênio 2015-2017. No início da solenidade, que contou com a presença de associados, estudantes e pesquisadores de renome da área, a coordenadora do programa de Pós-Graduação em Educação da universidade, Andréa Fetzner, e a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Evelyn Goyannes, salientaram a importância da atuação da ANPEd e de receber tal cerimônia.

A Assembleia Extraordinária foi presidida por Maria Margarida Machado (UFG). Após a apresentação e aprovação do relatório do Conselho Fiscal (por Nilda Alves) e do processo eleitoral (pela secretária da Associação), a ex-presidente fez um breve balanço de sua gestão (2013-2015), destacando ações importantes nesse período, como o papel assumido no Fórum Nacional de Educação (FNE), na Capes e na SBPC, os debates na Conae 2014, a realização da 37a Reunião Nacional e as discussões em torno da Ética na Pesquisa nas Ciências Sociais e Humanas, além de agradecer a dedicação, esforço e parceria tanto da diretoria quanto dos funcionários da Associação. Antes de apresentar e convidar à mesa a nova Diretoria e Conselho fiscal, Margarida Machado deixou um conselho. "Gostaria de deixar uma mensagem de encorajamento à nova diretoria: a defesa de uma causa tão importante como a educação que acreditamos e desejamos depende da capacidade de fazer um trabalho junto aos associados e a outros coletivos".

A diretoria 2015-2017 será presidida pela professora Andréa Barbosa Gouveia (UFPR), tendo como vice-presidentes Vera Lúcia Jacob Chaves (UFPA) –Norte; Isabel Maria Sabino de Farias (UECE) – Nordeste; Maria Dilneia Espíndola Fernandes (UFMS) – Centro-Oeste; Carlos Eduardo Ferraço (UFES) – Sudeste; Geovana Mendonça Lunardi Mendes (UDESC) – Sul; Paulo César Rodrigues Carrano (UFF) como primeiro secretário; Miriam Fábia Alves (UFG), segunda secretária e Mário Luiz Neves de Azevedo (UEM), como diretor financeiro. O Conselho Fiscal é formado por Alfredo Macedo Gomes (UFPE), Inês Barbosa de Oliveira (UERJ) e Márcia dos Santos Ferreira (UFMT), tendo como suplentes José Marcelino Rezende Pinto (USP), Ivanilde Apoluceno de Oliveira (UEPA) e Geraldo Magela Pereira Leão (UFMG).

Antes da apresentação do Plano de Trabalho da chapa Resistência e Movimento, lido pela professora Maria Dilnéia, a nova presidente da ANPEd falou sobre os pilares e desafios que devem nortear essa gestão. "O desafio de uma Associação Científica parece estar contido nesta ideia, resistência sobre princípios inegociáveis de igualdade e justiça, e, movimento, próprio do campo da produção científica, que para avançar precisa de estranhamento e crítica sobre o que aparentemente está naturalizado na vida cotidiana e nas instituições. Este duplo movimento nos desafia nas duas vocações da ANPEd. A primeira: vocação para defesa do campo de produção científica (...), a segunda a defesa da educação pública, de qualidade, gratuita, laica, justa e inclusiva."