Pesquisa Nacional: A Liberdade Acadêmica está em Risco no Brasil?

A ANPEd apoia e convida pessoas associadas a participarem da oesquisa nacional "A liberdade acadêmica está em risco no Brasil?".

O Observatório do Conhecimento, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), por meio do Observatório Pesquisa, Ciência e Liberdade e o Centro de Análise da Liberdade e do Autoritarismo (LAUT) convidam docentes e/ou pesquisadores das instituições de ensino superior do país a participarem voluntariamente da pesquisa nacional acerca das liberdades acadêmicas no Brasil.
Clique aqui e acesse o site da pesquisa com mais informações e ao questionário. 
 
Esse questionário faz parte de uma pesquisa conjunta entre essas entidades que visa aferir eventuais violações e ameaças ao exercício da liberdade acadêmica e de cátedra ao longo dos últimos anos. Por violações e ameaças entendemos ações e pressões que são exercidas sobre professores e pesquisadores no exercício de suas atividades acadêmicas e que visam limitar ou constranger a plena autonomia universitária.
 
A análise dos dados garantirá o sigilo e o anonimato das fontes, sendo vedada a divulgação de qualquer informação de ordem pessoal. Há, ao final do questionário, um espaço para identificação dos respondentes que se sentirem interessados a participar de uma outra etapa da pesquisa, com o aprofundamento das informações coletadas neste formulário, e a critério dos avaliadores.
 
O tempo médio de resposta deste questionário é de 12 minutos, podendo o participante finalizar o processo a qualquer momento, resguardada também a opção de não envio.
 
As respostas ao questionário serão inseridas em um Banco de Dados que será armazenado em ambiente virtual sob a responsabilidade dos pesquisadores por pelo menos (5) cinco anos e após esse prazo serão apagados de qualquer sistema. Os dados serão utilizados única e exclusivamente para o propósito da presente pesquisa.