Políticas e Estratégias dos Sistemas Municipais de Ensino do ABC Paulista durante a pandemia de Covid-19 | Contribuição de texto de pesquisa

Equipe de pesquisadores:

Ana Silvia Moço Aparício (PPGE -USCS)3 - GT 08 da ANPEd

Angela Maria Martins (PPGE-UNICID/FCC)4

Branca Jurema Ponce (PUCSP – PPG Educação-Currículo)5

Marta Regina Paulo da Silva (PPGE-USCS)6

Coordenação:

Sanny Silva da Rosa (PPGE/USCS.)1

Rodnei Pereira (PPGE/ USCS)2

A partir da segunda metade de março de 2020 a rotina das escolas, em todo o mundo, foi interrompida pela pandemia de Covid-19. O isolamento social impôs aos sistemas de ensino que encontrassem, em poucos dias, meios de funcionar remotamente, alterando a vida de alunos, professores e gestores educacionais.

De maneira sem precedentes na história recente da humanidade, essa situação afetou 1,57 bilhões de estudantes em mais de 190 países, segundo dados da Unesco. No Brasil, foram cerca 47,8 milhões de alunos da Educação Básica, dos quais 81% estudam em escolas públicas e 48,1% em redes municipais de ensino, de acordo com dados do Censo Escolar de 2019.

No Grande ABC Paulista, composto por sete municípios localizados à sudeste da Região Metropolitana de São Paulo, cerca de 192 mil alunos, da creche aos anos finais do ensino fundamental, ficaram sem aulas presenciais nas 478 escolas pertencentes aos sistemas municipais.

A PESQUISA: OBJETIVOS E METODOLOGIA

Nesse contexto, em abril de 2020, pesquisadores do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de São Caetano do Sul (USCS), em parceria com outros dois programas de pós-graduação em Educação (UNICID e PUC-SP), deram início à pesquisa Políticas e estratégias dos sistemas municipais de ensino do ABC paulista durante a pandemia de Covid-19”, com o propósito caracterizar cenários decorrentes das políticas e estratégias implementadas em escolas de ensino regular da Educação Infantil (creches e pré-escolas), Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Finais) e nas modalidades Educação de Jovens e Adultos e Educação Especial inclusive.

A pesquisa foi estruturada em duas etapas complementares: i) a primeira, de caráter exploratório, com enfoque quantitativo, visa identificar as percepções dos profissionais de educação sobre os problemas e desafios relacionados aos processos de ensino e gestão durante o período de isolamento social imposto pela pandemia, com base em tratamento estatístico; ii) a segunda prevê o aprofundamento de estudos das dimensões analisadas na primeira etapa, por meio de investigações de caráter qualitativo, com vistas a identificar as possíveis consequências do ensino remoto para o aprofundamento das desigualdades educacionais, para a qualidade social da educação e para o princípio da gestão democrática.

O instrumento de coleta da primeira etapa da pesquisa (do tipo survey) foi um questionário com 47 questões fechadas e 2 abertas, disponibilizado on-line pelo Google Forms, e disparado por diferentes meios digitais (e-mail, WhatsApp, Facebook). O questionário foi subdividido em 4 eixos:

a) Informações gerais e perfil profissional;

b) Políticas e Estratégias adotadas pela rede durante o ensino remoto;

c) Processos de Gestão Escolar;

d) Preocupações e Incertezas.

A metodologia empregada na coleta de dados foi a de amostragem não-probabilística, por meio da técnica “bola de neve” (snowball sampling) que possibilita o acesso a um coletivo específico atingido via redes de contatos de sujeitos-chave (denominadas sementes), selecionados por conveniência.

Ao final do período de coleta (de 26 de maio a 10 de junho) foram obtidas 501 respostas de profissionais que atuam como docentes e gestores dos sete municípios: Diadema, Mauá, Ribeirão Pires Santo André, Rio Grande da Serra, Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul.

RESULTADOS

Os resultados preliminares da pesquisa foram divulgados no dia 30 de julho de 2020, no site da USCS, em plataforma interativa que permite o cruzamento de dados entre as diversas variáveis contempladas no instrumento e, portanto, a construção de múltiplos cenários vividos em cada um dos sete municípios e nas diferentes etapas/modalidades da educação básica sob responsabilidade dos sistemas municipais de educação da Região do Grande ABC Paulista.

O Relatório da Pesquisa foi estruturado em duas partes: a Parte I refere-se aos dados obtidos nas 47 questões fechadas; e a Parte II contém resultados sistematizados a partir das categorias extraídas das respostas às duas questões abertas. Tanto a plataforma interativa, como as duas partes do Relatório desta etapa exploratória da investigação estão acessíveis no link: https://www.uscs.edu.br/noticias/ppge-pesquisa-pandemia

Ao disponibilizarmos o acesso aos microdados a pesquisadores e aos profissionais que atuam na educação básica, espera-se contribuir com o adensamento dos estudos sobre os efeitos imediatos que a vivência traumática da pandemia de 2020 trouxe para a escola pública brasileira e para o aprofundamento das reflexões sobre as repercussões desse período para as políticas e práticas de Educação no atual contexto de tantas incertezas preocupações.

 

1 Graduada em Pedagogia, Doutora em Educação (Currículo) pela PUC/SP; Docente e pesquisadora da do PPGE da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), linha de pesquisa Políticas e Gestão da Educação. http://lattes.cnpq.br/6196601126141240 e-mail: sanny.rosa@prof.uscs.edu.br

2 Graduado em Filosofia, Doutor em Educação: Psicologia da Educação (PUC/SP); Docente e pesquisador do PPGE da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), linha de pesquisa Políticas e Gestão da Educação. http://lattes.cnpq.br/9686240723754379 e-mail: rodnei.pereira@prof.uscs.edu.br

3 Graduada em Letras e Doutora em Linguística Aplicada (UNICAMP); Docente e pesquisadora do PPGE da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), linha de pesquisa Formação Docente e Profissionalidade. http://lattes.cnpq.br/8495340055635407

4 Graduada em Ciências Sociais e Políticas (USP); Doutora em Educação (UNICAMP); Docente e pesquisadora do PPGE da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) e da Fundação Carlos Chagas na área de Política e Gestão. http://lattes.cnpq.br/9277575181795913

5 Graduada em Filosofia e Doutora em Educação(Currículo) pela PUC/SP; Docente e pesquisadora do PPG em Educação (Currículo) da PUC/SP, linha de pesquisa Políticas Públicas e Reformas Educacionais. http://lattes.cnpq.br/1902799132408964

6 Graduada em Psicologia e Pedagogia. Doutora em Educação (UNICAMP); Docente e pesquisadora da do PPGE da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, linha de Pesquisa Formação Docente e Profissionalidade. http://lattes.cnpq.br/7145831589734229