PPgEd/UFRN abre seleção para mestrado e doutorado

O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPgEd), do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (CE/UFRN), abre inscrições para mestrado e doutorado no Edital Nº 01/2022 . A pós-graduação segue sete linhas de pesquisa: Educação e inclusão em contextos educacionais; Educação, construção das ciências e práticas educativas; Educação, comunicação, linguagem e movimento; Educação, representações e formação docente; Educação, estudos sociohistóricos e filosóficos; Educação, política e práxis educativas; Educação, currículo e práticas pedagógicas. 

O PPgEd é o programa mais antigo da UFRN e em breve completará 45 anos. Segundo a perspectiva da professora e pesquisadora Olivia Neta, o programa vem se firmando como um espaço importante para a produção de pesquisa na área da educação, pois concentra professores de diversas áreas de conhecimento. Além disso, a pós-graduação também participa de ações de nucleação com outros programas e colabora na formação de quadros profissionais de outras universidades, como a Universidade Estadual do Cariri (URCA- Ceará).

O programa atualmente oferta 110 vagas, sendo 52 para o Mestrado e 58 para o Doutorado, das quais dez de Mestrado e 12 de Doutorado são reservadas para candidatos às vagas de ações afirmativas: pessoas pretas, pardas, indígenas ou quilombolas (PPIQ) e pessoa com deficiência (PD). Além disso, reservam-se sete vagas de Mestrado e 12 de Doutorado para candidatos servidores ativos do quadro permanente da UFRN.

As inscrições pelo site da Comperve começaram na última segunda-feira, dia 14, e irão até o dia 13 de março. Para participar da seleção o candidato deverá, obrigatoriamente, possuir Cadastro de Pessoa Física (CPF), documento de identificação, preencher todos os campos do Formulário de Inscrição, indicando a Linha de Pesquisa pretendida e se tem a intenção de concorrer para as vagas reservadas a PPIQ e PD. Em seguida, deve anexar o Projeto de Dissertação ou de Tese em PDF e a cópia do Diploma de Curso Superior reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) ou Conselho Estadual de Educação (CEE). 

A taxa de inscrição para mestrado será no valor de R$160 e, para doutorado, no valor de R$190. Para efetuar o pagamento da taxa, será necessário imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU) e efetuar o pagamento no período de 14 de fevereiro a 14 de março de 2022, no local indicado na GRU. Os candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e membros de família de baixa renda podem solicitar a isenção da taxa.

O processo seletivo é composto pelas etapas de análise e posterior defesa do projeto de pesquisa. A lista dos aprovados será disponibilizada para consulta nos sites da Comperve e PPGEd e o Edital de Convocação de Aprovados e Classificados será publicado, no dia 12 de julho de 2022, no SIGAA.