Reunião de Conselho Superior da CAPES

Representante da Anped: Luís Dourado

Na reunião do Conselho Superior da CAPES, realizada no dia 31 de maio, várias questões e decisões foram tomadas. Nesse sentido destaca-se:

Informes sobre o programa ciências sem fronteiras, onde Luís Dourado destacou novamente os limites do referido programa no tocante às ciências humanas e sociais. Foi ressaltada a criação do programa escola sem fronteiras e outras formas de indução à área a serem efetivados.

Na reunião de trabalho na Confederação Nacional da Indústria foram discutidos os projetos da CNI para expansão de suas ações de profissionalização, bem como o programa ciências sem fronteiras.

Na continuação da reunião na Capes foram aprovados os nomes de homenageados grande prêmio Capes de Tese 2012.

- área de Engenharias e Ciências Exatas e da Terra: Milton Santos

- área de Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes: Carolina M. Bori

- Ciências Biológicas, Ciências da Saúde e Ciências Agrárias: Carlos Ribeiro Diniz.

Foi discutida e aprovada a criação de bolsa de apoio à coordenação de projetos e programas referentes às atividades vinculadas à Capes. Essas bolsas a serem efetivadas poderão possibilitar, entre outros, bolsas para coordenadores de programas de pós-graduação.

Foi discutida, inicialmente, a criação de uma bolsa de iniciação à gestão em educação, ciência e tecnologia. Essa proposta foi retirada pela Presidência em função dos questionamentos e sugestões feitas.

Foi aprovada a alteração das modalidades de bolsas para o Programa de Visitante Estrangeiro (PVE) para Doutor Pleno e doutor sênior. Essa proposta visou garantir maior correlação das bolsas da capes com outras bolsas equivalentes.

Segundo Luis Dourado, foi uma reunião muito participativa, na qual o representante da Anped ressaltou a necessária articulação educação básica e superior . Foi destacada que esta questão deverá ser objeto de reunião conjunta entre CTC da Educação Básica e CTC da educação superior.