Reuniões do GT de Ciências Humanas e Sociais da CONEP prosseguirão no ano de 2015

Reuniões do GT de Ciências Humanas e Sociais da CONEP prosseguirão no ano de 2015

Os trabalhos do GT de Ciências Humanas e Sociais da CONEP (Comissão Nacional de Ética em Pesquisa), encarregado da elaboração de Resolução de Ética em Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais, terão continuidade em fevereiro de 2015 e deverão estender-se até o final do 1º semestre.

Havia a expectativa dos representantes das 18 Associações e Entidades de Ciências Humanas e Sociais que compõem o GT que a Resolução fosse encaminhada para Consulta pública, em janeiro de 2015. No entanto, no período de 17 a 19 de dezembro, a Minuta de Resolução foi analisada na reunião plenária da CONEP. Decidiu-se que, antes de ser enviada para consulta pública, o GT deverá efetuar as alterações cabíveis para que a Resolução volte a ser discutido na CONEP e, posteriormente, submetida à Consulta Pública.

As Associações com representação no GT da CONEP e o Fórum de Associações das Ciências Humanas, Sociais e Ciências Sociais Aplicadas têm a expectativa de que o documento a ser enviado para Consulta Pública seja o documento finalizado pelo GT e que contemple as necessidades extensivamente levantadas pelas Associações de Ciências Humanas e Sociais.

Na reunião do FORPRED realizada nos dias 3 e 4 de dezembro, os principais pontos da Resolução foram apresentados aos coordenadores de PPGEs. Nessa reunião foram feitos os seguintes encaminhamentos:

a) Necessidade de elaboração de textos complementares sobre Ética em Pesquisa, de forma a fomentar o debate sobre a questão, para além das preocupações com questões formais e burocráticas de revisão ética;

b) Propor para a diretoria da ANPEd a criação de um Grupo de Apoio ou Fórum Permanente de Ética em Pesquisa, no âmbito da ANPEd, visando ampliar o grupo de pesquisadores da área de Educação envolvidos na discussão do tema e que possam subsidiar os representantes da ANPEd no GT da CONEP. Inicialmente, foram indicados os seguintes nomes para compor esse grupo que, posteriormente, deverá ser ampliado: Prof. Jefferson Mainardes (UEPG) e Prof. Antônio Carlos R. de Amorim (UNICAMP), representantes da ANPEd no GT de Ciências Humanas e Sociais da CONEP; Prof. Antônio Joaquim Severino (UNINOVE), Profª Isabel Cristina de Moura Carvalho, Profª Irene Jeanete Lemos Gilberto (UNISANTOS) e Prof. João Batista Carvalho Nunes (UECE). A proposta de criação desse Grupo ou Fórum foi enviada para a ANPED, no dia 26 dezembro de 2014;

c) Tendo em vista que a Resolução ainda não foi aprovada (pelo Conselho Nacional de Saúde), seria recomendável que as revistas da área de Educação ainda não exijam a comprovação de aprovação da pesquisa por Comitê de Ética para que os artigos sejam avaliados e publicados;

d) Propor a realização de uma Sessão Conversa na 37ª Reunião Anual da ANPEd, a ser realização em Florianópolis, em 2015;

e) Finalmente, o FORPRED entende que o que deve prevalecer e ser enviado para a Consulta Pública é o texto elaborado pelo GT de CHS. Caso haja divergências entre o texto aprovado pela CONEP e o texto do GT, com a anuência da Diretoria da ANPEd, serão divulgados ambas as versões ( a do GT e a versão aprovada pela CONEP).

No decorrer do ano de 2015, serão disponibilizadas no Portal da ANPEd todas as informações sobre o andamento dos trabalhos do GT e da elaboração da Resolução.

Jefferson Mainardes

Antônio Carlos R. de Amorim

Representantes da Anped no GT de CHS da Conep

Leia Também

Educação

Ética na Pesquisa

Educação

Ética na Pesquisa

Ética na Pesquisa

Educação

Educação

Ética na Pesquisa

Educação

Ética na Pesquisa