Revista Interface – Chamada de Artigos do Suplemento Temático

A Revista Interface:  torna público a

CHAMADA DE ARTIGOS do SUPLEMENTO TEMÁTICO "A EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE", resultante de parceria com a Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde.

 

A publicação deste SUPLEMENTO visa incentivar a produção técnico-científica sobre a temática Educação Popular em Saúde no Sistema Único de Saúde na perspectiva da produção compartilhada e diálogo entre saberes, das práticas populares de saúde e a integralidade do cuidado e o protagonismo popular e suas expressões de arte e cultura, fundamentais para o SUS que queremos: universal, equânime e integral.

 

Propor e desenvolver políticas públicas, problematizar, debater, mapear, cartografar, sistematizar, estudar e pesquisar a Educação Popular em Saúde em suas interfaces e articulações com o Sistema Único de Saúde é fundamental para a superação dos desafios no campo da gestão participativa da Saúde.

 

O Suplemento sobre Educação Popular em Saúde é a expressão do compromisso que o Ministério da Saúde e a Interface têm em compartilhar conhecimentos, metodologias, idéias e práticas de gestão,educação e controle social integrando esforços para ampliar o diálogo sobre as possibilidades de qualificação do SUS. Como também, configura-se em uma estratégia potente no sentido de fomentar a sistematização do conhecimento no campo, a qual é expressa como uma das premissas da Política Nacional de Educação Popular em Saúde, coordenada pela SGEP/MS, recentemente aprovada pelo Conselho Nacional de Saúde.

 

Trata-se de uma parceria que tem a intenção política de manifestar a oportunidade, necessidade, justeza e a importância ética dos estudos da Educação Popular em Saúde para a gestão cotidiana do SUS, tendo como compromisso o a integralidade do cuidado, o compartilhamento de conhecimentos e práticas e a participação ativa, consciente e cidadã do usuário sobre o direito à saúde. 

 

 

Submissão: de 4 de fevereiro a 30 de abril de 2013 em <www.interface.org.br

<http://www.interface.org.br/> >