SEMANA DE AÇÃO MUNDIAL (SAM) 2013

Prezados anpedianos,

Entre os dias 21 e 28 de abril será realizada em todo o Brasil a Semana de Ação Mundial 2013 (SAM), que tem a finalidade de apoiar a valorização dos professores e demais profissionais da educação e cobrar para que governos cumpram acordos e metas internacionais, contando com o apoio de importantes entidades, como a ANPEd.

 

Vale ressaltar que o pedido de material para participar do encontro deve ser feito até o dia 13 de março.

 

* Abaixo mais informações:

 


SEMANA DE AÇÃO MUNDIAL 2013 - De 21 a 28 de abril – em todo o Brasil

Nem herói, nem culpado. Professor tem de ser valorizado!

Ter bons educadores e educadoras é um direito da sociedade

ATENÇÃO: faça seu pedido de materiais até 13 de março! (Clique aqui)

 Brasil, 6 de março de 2013. 

Caras e caros companheir@s de todo o Brasil, 

Como já sabem de informes anteriores, em 2013 nossa Semana de Ação Mundial tratará de valorização dos profissionais da educação, com destaque para as professoras e professores.

É um tema difícil, pois o discurso de senso comum das últimas décadas tende a culpar os docentes pelos maus resultados dos indicadores educacionais; ou a vê-los simplesmente como vítimas das más condições estruturais dos sistemas educativos. Mas, se o tema da SAM 2013 representa um desafio, faremos disso uma oportunidade para discutir a ideia de que valorizar as professoras, professores e demais profissionais da educação é uma causa de todos nós, pois sem eles o Brasil não conseguirá garantir o direito humano à educação pública e de qualidade para todos!

Com o apoio e a participação de várias organizações que compõem o Comitê Técnico da SAM, nossa equipe está trabalhando na produção de materiais bem bonitos e inspiradores para subsidiar as atividades que serão realizadas em todo o Brasil entre os dias 21 e 28 de abril de 2013. Como sempre, teremoscartazes, folder e manual com orientações e sugestões de atividades, além de algumas publicações. Também teremos o blog da SAM 2013: https://semanaacaomundial2013.wordpress.com

Todo mundo pode participar! Alunos(as), professoras(es) e funcionários(as) da creche à universidade, gestores(as) e conselheiros(as), famílias, artistas, ativistas, e quem mais quiser debater a relação entre o direito de aprender e o direito de ensinar, ou seja, a importância de ter profissionais da educação realmente valorizados trabalhando nas creches e escolas públicas.

Pessoas e grupos de todo o Brasil já se cadastraram para receber os materiais da SAM. E você? O que pretende fazer em seu local? Participe! Dê sua sugestão, tire suas dúvidas, discuta suas ideias conosco. Veja abaixo como participar.

Um forte abraço de toda nossa equipe e esperamos manter intenso contato nas próximas semanas!

 

--------------------------------------------

Iracema Nascimento – Coordenadora Executiva
Campanha Nacional pelo Direito à Educação

Para receber os materiais da SAM, que são distribuídos gratuitamente, é necessário enviar, por email (sam@campanhaeducacao.org.br), os seguintes dados:

- nome da organizações/instituição:

- nome da pessoa responsável pelo pedido e pelas atividades da SAM 2013 na organização:

- tipo de atividade que pretende desenvolver, onde e quando:

- endereço completo (rua, número, bairro, CEP, cidade/UF):

- telefone com DDD:

- email:

- Estimativa do público participante:

- com quantas escolas (ou qualquer outra organização) pretende trabalhar

- com quantos profissionais da educação pretende trabalhar. 

Importante!

·         O prazo para envio de pedidos é 13 de março, para viabilizar a chegada do material na primeira semana de abril.

·         É essencial que os pedidos contenham a estimativa de público para que possamos calcular a quantidade de materiais e atender a todos da melhor maneira.

Contatos da SAM

Email: sam@campanhaeducacao.org.br

Tel.:(11) 3159-1243 (fixo, Embratel) e (11) 98156-0246 (celular - TIM)

Skype: campanhaeducacaobrasil

 

 

O que é a Semana de Ação Mundial

 

Tema e materiais: Valorização dos profissionais da educação

Dentro desse enorme e complexo tema, elegeremos alguns focosmais específicos e urgentes de nosso contexto nacional. Como é de praxe, queremos produzir materiais caprichados para contribuir com as discussões e atividades que serão realizadas em todo o país durante a SAM. Teremos o cartaz, o folder, o manual de orientações e o blog. Serão distribuídos materiais impressos, mas eles também estarão disponíveis no blog para serem baixados. Além disso, incluiremos no pacote outras publicações relacionadas ao tema, elaboradas pela Campanha e por parceiros.

 

Se quiser conhecer as atividades desenvolvidas durante a Semana de Ação Mundial em 2012, acesse o blog: http://semanaacaomundial2012.wordpress.com/.  A Semana envolveu mais de 152 mil adultos e crianças que participaram de ações em 24 estados e no Distrito Federal. Associações de bairro, sindicatos, secretarias e conselhos municipais de educação, universidades, escolas, pré-escolas, creches e organizações não- governamentais espalhados por 170 municípios promoveram audiências públicas, rodas de conversa, caminhadas, seminários e atos lúdicos com a participação de profissionais da educação, artistas, famílias, crianças, ativistas, pesquisadores e autoridades públicas.