Seminário Internacional sobre Avaliação da Educação Básica (CNE)

Data: 07 de maio

Representante da Anped: Antônio Cabral Neto (vice-presidente)

Foi apresentada uma síntese do 1º Seminário Internacional sobre Avaliação da Educação, realizado pelo Conselho Nacional de Educação, envolvendo os seguintes países: Chile, Argentina, Equador, Portugal e França. O objetivo foi conhecer as experiências internacionais na área de organização de sistema de avaliação de educação no final de 2011.
Foi apresentado também o documento preliminar Diretrizes Conceituais e Operacionais para a Avaliação na Educação Básica. Esse documento, em seu último tópico, denominado Subsídios para as Diretrizes Conceituais e Operacionais para a Avaliação na Educação Básica, contemplando 16 pontos em torno dos quais se concentraram as discussões da reunião do dia 7 de maio - parte elaborada pelo professor Luiz Carlos de Freitas (UNICAMP) por solicitação de Maria Izabel Azevedo Noronha, relatora dessa matéria no Conselho Nacional de Educação.
A posição da relatora é de que a nova versão do documento deve ser objeto de novas discussões antes de ser enviada para as consultas públicas, já que a proposta deverá ser amplamente discutida com a sociedade (professores e demais trabalhadores em educação, autoridades educacionais, gestores, estudantes, pais, especialistas e outros segmentos da sociedade civil organizada).