Seminário sobre Ética e Pesquisa em Educação tem início nesta terça (30) debatendo a revisão de projetos

Tem início nesta terça (30), a partir de 19h, o primeiro encontro do Seminário “Ética e pesquisa em educação: debates”. Com a participação de Jefferson Mainardes (UEPG), Sandra Fernandes Leite (Unicamp) e Sônia Aparecida Siquelli (USF), com mediação de Rosalia Maria Duarte (PUC-Rio), a atividade debaterá o tema problemas e perspectivas em torno da Revisão ética de projetos de pesquisa: problemas e perspectivas. A transmissão, fechada a pessoas associadas, já está com inscrições encerradas e terá emissão de certificado. 

O Seminário da Comissão de Ética em Educação da ANPEd contará com três sessões nos meses de agosto, setembro e novembro. Os encontros serão realizados em formato online, via Google Meet, sempre às terças feiras, das 19h às 21h. A carga horária total será de 12 horas (6 horas de encontros síncronos e 6 horas de leituras).

O objetivo, segundo Jefferson Mainardes, presidente da Comissão de Ética da ANPEd e coordenador do Seminário, é difundir o tema no campo da pesquisa em educação. “Geralmente, a educação fica fora desse debate, pois entende-se que as questões éticas estão associadas às pesquisas da área da saúde. No entanto, na educação também lidamos com questões que envolvem ética”, explica Mainardes. “A ética faz parte de qualquer pesquisa”, complementa.

No caso da educação, os aspectos éticos precisam ser levados em conta, por exemplo, em estudos que envolvem crianças, adolescentes, idosos, pessoas com deficiência ou em situação de vulnerabilidade. Outros pontos que merecem atenção são o uso de imagens, sem se levar em conta o direito de propriedade, e o plágio. Esses temas, entre outros, serão abordados nos três encontros que integram o Seminário.

Confira a seguir a programação do Seminário “Ética e pesquisa em educação: debates”.

Encontro 1:

Revisão ética de projetos de pesquisa: problemas e perspectivas

Data: 30/08/22 (Terça-feira) - 19h.

Jefferson Mainardes (UEPG)

Sandra Fernandes Leite (Unicamp)

Sônia Aparecida Siquelli (USF)

Mediação: Rosalia Maria Duarte (Puc/Rio)

 

Encontro 2:

Ética na pesquisa com povos indígenas 

Data: 13/09/2022 (Terça-feira) – 19h.

Participantes: 

Gersem Baniwa (UnB)

Maria Aparecida Bergamaschi (UFRGS)

Mediação: Fabiane Maia Garcia (UFAM)

Encontro 3: 

Ética na pesquisa com crianças

Data: 08/11/2022

Sonia Kramer (PUC/RJ) (a confirmar)

Silvia Helena Vieira Cruz (UFC) (a confirmar)

Mediação: Angela Maria Scalabrin Coutinho (UFPR)