UFAM concede primeiro título de doutorado a uma mulher indígena

Via Ascom UFAM (por Márcia Grana / fotos: FOIRN)

Além de ser a primeira mulher indígena a obter o título de doutorado  pela UFAM, a professora Alva Rosa Lana Vieira, da terra indígena do Alto Rio Negro de São Gabriel da Cachoeira, é a primeira doutora em Educação do povo Tukano; a universidade e o programa de pós-graduação serão um dos anfitriões da Reunião Nacional da ANPEd de 2023, em outubro

 Ao defender a tese intitulada “Política dos territórios etnoeducacionais no Amazonas: perspectiva para efetivação da Educação Escolar Indígena”, a líder do povo Tukano, professora Alva Rosa Lana Vieira, tornou-se a primeira doutora indígena em educação pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

A defesa foi realizada no último dia 30 de janeiro, na Casa dos Saberes da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIRN), em São Gabriel da Cachoeira, município amazonense considerado o de maior predominância de indígenas no Brasil.

 Território indígena na Universidade

A doutora em Educação afirma que seu trabalho aponta a necessidade de se elaborar, urgentemente, uma efetiva política de Educação Escolar Indígena no Amazonas. “Há mulheres indígenas no Amazonas que obtiveram o título de doutorado em Universidades de outras partes do Brasil, mas ter o título de doutorado em Educação pela Ufam significa marcar território indígena na universidade, significa mostrar que nós, indígenas, existimos, somos resistentes, mesmo com toda política anti-indígena sofrida nos últimos quatro anos do governo federal. Resistente, porque cursei o doutorado no mandato do governo federal genocida que odiava os povos indígenas. Pelo tema pesquisado, acompanhei de perto todo o desmonte dos direitos indígenas em todos os âmbitos, especialmente, no que tange à política de Educação Escolar Indígena no MEC. Minha pesquisa faz um raio-x da Educação Escolar Indígena nos nove (09) Territórios Etnoeducacionais do Amazonas e apresenta a necessidade de se pensar, urgentemente, em uma política, de fato, de Educação Escolar Indígena no Amazonas. O resultado da política de desmonte da Educação Escolar Indígena do governo federal atingiu, diretamente, as escolas indígenas. Portanto, a tese, ao mesmo tempo em que é uma proposta teórica apresentada para obtenção de um título, aponta as ações práticas que devem ser adotadas para que a Educação Escolar Indígena seja implementada. Como lutadora e defensora da causa de Educação Escolar Indígena, estarei ajudando na discussão da construção dessa política, de fato, junto aos povos indígenas, no movimento indígena e também como professora indígena”, declarou a pesquisadora.

Ufam – compromisso com a formação indígena

Ao cumprimentar a professora Alva Rosa pela conquista do título e os profissionais e departamentos da Ufam que viabilizaram a formação, o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, anunciou que no próximo mês de março iniciam as aulas da primeira turma de mestrado em Sociedade e Cultura no município de São Gabriel da Cachoeira. “Parabéns à professora Alva Rosa Lana Vieira, primeira mulher indígena a receber o título de doutorado em Educação pela Ufam; à professora doutora Valéria Weigel, pela orientação, e ao PPGE/Faced, pela formação. No mês de março, iniciaremos a primeira turma de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura no município de São Gabriel da Cachoeira, o que demonstra o compromisso da instituição com a formação indígena no campo da pós-graduação”.

Marco histórico

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da Ufam, professora Selma Baçal, classificou a diplomação da professora Alva Rosa como um marco histórico resultante da política institucional da Ufam voltada aos povos indígenas. “Para a Ufam, a titulação da nossa mais recente doutora, a indígena Alva Vieira, é um marco histórico. Ela é a primeira doutora em Educação do povo Tukano e a primeira doutora indígena formada pela Ufam. Estamos muito alegres porque isso faz parte de uma política institucional que a Propesp vem desenvolvendo para intensificar a participação das comunidades indígenas nas mais diversas esferas de formação, especialmente nos níveis de mestrado e doutorado, o que é muito importante para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia nas próprias comunidades indígenas”, declarou a gestora da Propesp.

Banca examinadora

A banca de avaliação do trabalho foi presidida pela professora Valeria Weigel, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas. Além dela, compuseram a banca de avaliação do trabalho da professora Alva Rosa os professores indígenas Edilson Martins Melgueiro Baniwa (Ifam/SGC) e Gersen José dos Santos Luciano Baniwa (UnB) e as professoras Jonise Nunes Santos (Ufam), Célia Aparecida Bettiol (UEA), Eulina Maria Nogueira (Ufam) e Arminda Rachel Botelho (Ufam).

Perfil acadêmico da professora Alva Rosa

A professora Alva Rosa Lana Vieira concentra suas pesquisas na área de Educação Escolar Indígena. É licenciada em Matemática, com especialização em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Amazonas (2008). Possui mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2017) e doutorado em Educação, pela Universidade Federal do Amazonas (2023).