UFMG sedia 15ª ANPEd Sudeste de 29 de novembro a 02 de dezembro e debate papel da Educação na reconstrução social do país

Em formato semipresencial, maior evento científico da área na região contará com conferência de Luiz Carlos de Freitas, 16 sessões especiais, homenagem a Magda Soares, apresentações de trabalhos, lançamentos de livros e programação cultural

Será realizada entre os dias 29 de novembro e 02 de dezembro a 15ª Reunião Científica Regional Sudeste da ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. A programação terá como eixo norteador o tema "Educação, democracia e justiça social no desafio urgente da reconstrução nacional", com a presença de docentes, discentes e pesquisadores de programas de universidades de Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo e Rio de Janeiro.

O congresso ocorrerá em formato híbrido semipresencial. O auditório da Faculdade de Educação da UFMG, em Belo Horizonte, receberá a solenidade de abertura, encerramento e parte das mesas de debate. Já em formato online serão promovidos minicursos, painéis temáticos, a conferência de Luiz Carlos de Freitas (Unicamp), a maior parte das 16 sessões especiais, mais de 400 apresentações de trabalhos frutos de pesquisa nos programas de pós-graduação da região e outras frentes da programação. 

Com exceção de reuniões internas, todas as atividades contarão com transmissão ao vivo e aberta pelo canal da ANPEd Nacional no youtube. 

Com submissões já encerradas, o encontro segue com inscrições abertas a ouvintes, que garantem assim acesso às apresentações de pesquisas nos GTs (Grupos de Trabalho) e certificado de participação.

Nas 16 sessões especiais estarão presentes renomados pesquisadores que debaterão temas diversos como ensino remoto e educação híbrida, financiamento da educação e teto de gastos, evasão escolar, políticas de diversidade, BNCC, 200 anos de independência do Brasil, educação e modernismo, Plano Nacional de Pós-Graduação, educação antirracista e antissexista, avaliação da pós-graduação, reforma do ensino médio, carreira docente e ética na pesquisa em Educação.

O evento também terá como destaque a sessão de homenagem, no dia 02 de dezembro, a Magda Soares - completando 90 anos, a docente da UFMG é uma das maiores referências em alfabetização no país. Também serão promovidas oficinas e sessão pública (pré-evento) da UPMS - Universidade Popular dos Movimentos Sociais, iniciativa criada pelo sociólogo Boaventura de Sousa Santos, com encontros em todo o mundo, além de atividades culturais, lançamentos de livros e a exposição permanente “Lugar de menina negra é na escola”.

Para Maria do Socorro Macedo (UFSJ), integrante da comissão organizadora e coordenadora do FORPREd Sudeste, o congresso tem grande relevância para a pós-graduação em educação na região, que concentra a maior parte dos programas do país. “Este ano o evento apresenta novidades. É organizado por um pool de programas de Minas Gerais e será realizado no formato semipresencial. Temos a expectativa de fazer uma discussão aprofundada sobre a educação no país, neste momento de reconstrução nacional com a eleição do Presidente Lula.”, explica.

A realidade inédita, vivida nos últimos dois anos, faz da 15ª Reunião da ANPEd Sudeste lugar e momento adequados para uma reflexão sobre a experiência acumulada, sucessos e fracassos, como estratégia para pensar a educação no pós-pandemia, além de debater e comemorar os 200 anos da Independência e os 100 anos da Semana de Arte Moderna, que norteiam as atividades culturais. 

Para a presidenta da ANPEd, Geovana Lunardi (UDESC), o evento se caracteriza como espaço de suma importância para dar visibilidade a pujante produção científica do campo da Educação, mesmo em tempos de cortes e hostilidade do governo federal, e também para debater e traçar perspectivas de políticas públicas para Educação brasileira.

 

Serviço

15ª Reunião Científica Regional Sudeste da ANPEd

Quando: 29 de novembro a 02 de dezembro

Onde: evento híbrido, com atividades online e presenciais na UFMG campus Pampulha (Belo Horizonte - MG)

Inscrições: até o dia do evento para ouvintes

Submissões: encerradas

Transmissões: online abertas pelo canal da ANPEd Nacional no youtube 

Mais informações e programação completa: http://regionais.anped.org.br/sudeste2022/ 

Redes sociais: 

www.facebook.com/anpedsudeste2022/ 

www.instagram.com/anpedsudeste2022/