XIX Encontro Nacional da Anpof será realizado presencialmente em Goiânia entre 10 e 14 de outubro

Inscrições com submissão de trabalho estão abertas até o dia 15 de maio

A Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia realizará entre 10 e 14 de outubro de 2022 seu XIX Encontro Nacional, presencialmente, em Goiânia/GO. As inscrições com submissão de trabalhos estão abertas até o dia 15 de maio no site do evento e a data prevista de divulgação da lista de trabalhos selecionados é 16 de junho. Para esta edição, estão confirmadas conferências com Sueli Carneiro, Françoise Vergés, Silvia Federici e Ailton Krenak. O evento também oferecerá mesas redondas sobre o desafio do pensamento autoral, modernismo e Filosofia, pandemia, democracia e autoritarismo, Filosofia e gênero e ensino de Filosofia. A programação também conta com minicursos, lançamentos de livros, atividades culturais, além de apresentações de trabalhos em sessões temáticas e grupos de trabalho. Ainda será realizado o V Encontro Anpof Educação Básica dentro da programação do evento.

Desde a realização do primeiro Encontro Nacional da Anpof, em Diamantina/MG, em 1984, os encontros da Anpof se consolidaram como os eventos mais importantes da área de filosofia no Brasil e, atualmente, é um dos maiores do gênero no mundo. Com a contribuição inestimável dos Programas de Pós-graduação afiliados e dos Grupos de Trabalho, os Encontros Nacionais da Anpof reúnem parte expressiva da comunidade filosófica brasileira e ainda participantes internacionais na discussão e na reflexão sobre uma variedade extraordinária de temas. Esta é a primeira edição a ser realizada no Centro-Oeste do país e tem a expectativa de reunir cerca de dois mil pesquisadores e pesquisadoras da área.

A Faculdade de Filosofia da Universidade Federal de Goiás, com seu programa de pós-graduação, e a Pontifícia Universidade Católica de Goiás serão as instituições anfitriãs do evento. Estas instituições possuem diversas instalações ao redor da Praça Universitária, onde o encontro será realizado. Palco de eventos políticos históricos, manifestações culturais e importantes encontros universitários, a Praça Universitária encontra-se bem próxima ao centro da cidade. Essa região, de fácil acesso ao evento, dispõe de estrutura hoteleira e restaurantes a preços acessíveis. Goiânia encontra-se no centro do país e é uma das capitais brasileiras com menor custo de vida, o que contribuirá para a participação do maior número de congressistas de diferentes regiões do país, principalmente em um momento de hostilidade oficial contra a área de filosofia.

Inscrições

A realização do evento mais uma vez no espaço da universidade permitiu à associação reduzir um pouco o valor da inscrição dos discentes. Além disto, foram mantidos os subsídios para estudantes dos programas novos e os que estão classificados como nota 3 na avaliação da CAPES, visando estimular a maior participação discente desses programas e o seu fortalecimento e consolidação. 

Esta edição traz a novidade de oferecer 300 leitos de hospedagem em quartos duplos, triplos ou quádruplos para pós‐graduandas e pós‐graduandos, professoras e professores da educação básica,  com preços subsidiados, nos hotéis mais próximos aos locais do evento (5 a 10 min a pé). Os pedidos serão atendidos por ordem de inscrição. Como nos eventos anteriores, os professores doutores pagam um valor mais elevado de inscrição para custeio de sua hospedagem em quarto duplo. Além dos docentes, doutores em estágio pós-doutoral ou sem vínculo institucional também terão direito a hospedagem. 

Os resumos deverão ter no máximo 2500 caracteres com espaço e terão sua adequação e sua qualidade acadêmica avaliadas pelos coordenadores de Programas de Pós-graduação em Filosofia e de Grupos de Trabalho da Anpof e eventuais comissões constituídas por eles.

As inscrições tidas como padrão pela organização do evento são as comunicações orais. Não obstante, conforme decisão da última assembleia da Anpof, foi incluída também a opção de submissão de pôsteres.

Os pagamentos poderão ser feitos por meio de Boletos Bancários ou Cartão de Crédito (neste caso, com a opção de pagamento em três parcelas).

Devolução do valor da inscrição

No caso de trabalhos recusados, após o pagamento das inscrições a Anpof devolverá 90% do valor pago pelo pesquisador. O pesquisador poderá também optar por participar do Encontro sem a apresentação de trabalho, sendo devolvido o valor que ultrapassar o preço da inscrição de ouvinte. Nos outros casos de desistência, será devolvido 80% do valor da inscrição. Todas as solicitações de cancelamento/estorno de inscrição serão atendidas desde que encaminhadas até 06 de setembro de 2022. Após este prazo os valores pagos não serão devolvidos. A devolução não integral se deve aos custos do uso do sistema de inscrições e de avaliação e ao pagamento de quem se ocupará dessa tarefa.

Certificados

Todos os inscritos receberão os respectivos certificados (de participação e apresentação de trabalho, se for o caso) imediatamente após o término do evento, por meio do próprio sistema de inscrições.

Serviço: XIX Encontro da Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia

10 a 14 de outubro de 2022

Goiânia, Goiás

Dúvidas e informações: secretaria@xixencontro.anpof.org.br

www.anpof.org.br/xixencontroanpof