PPGER abre inscrições para o I Seminário Nacional Aquilombar-se em Ilhéus

cartaz aquilombarse preto

O Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais (PPGER) da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) convida toda a comunidade a participar do I Seminário Nacional Aquilombar-se – Estéticas Fabulatórias, Escolas Contracoloniais, a se realizar nos dias 12, 13 e 14 de junho de 2024 na sede do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras em Educação de Ilhéus (APPI), no bairro Malhado.

Até 2 de junho, estarão abertas inscrições para apresentação de comunicações. As sessões temáticas, as normas e o formulário para submissão de trabalhos estão disponíveis neste link.

As sessões de comunicação ocorrerão no período matutino.

Ouvintes poderão se inscrever até no dia de início do evento por meio deste link.

O Seminário Aquilombar-se, com o tema “Estéticas fabulatórias, escolas contracoloniais”, estrutura-se em torno do conceito de aquilombamento e dá continuidade aos debates acerca dos rumos de uma educação antirracista e contracolonial que ocorreram nos seminários anteriores do PPGER. Nesse ano, a ênfase está na investigação da abordagem de determinadas práxis da palavra artístico-literária como método para a invenção de teorias críticas fabulatórias e objetos estéticos pluriepistêmicos e pluriculturais.  

Milena Magalhães, professora do PPGER que organiza o evento junto com as professoras Cynthia Barra e Lilian Reichert e o professor Guilherme Foscolo, reflete que o objetivo é trazer para o centro as discussões sobre a estética, a arte e a literatura de autoria negra e indígena, que estão sempre presentes nos projetos do PPGER. “Queríamos destacar a força dessa arte para deslocar os próprios sentidos do estético, do artístico e do literário e para consolidar visões de mundo pautadas nas diferenças. A ideia foi convidar pesquisadoras e pesquisadores que pensassem o tema do seminário a partir de seus estudos e também egressas e egressos do PPGER que tiveram a experiência de publicarem suas pesquisas contra-hegemônicas”. 

A programação envolve conferências, mesas-redondas, oficinas, sessões de comunicação de resultados de pesquisas acadêmicas e debate com egressos/as do PPGER autores/as de livros da Série Transfluência, parceria com a Editora Editus, da UESC.

Conferencistas

A conferência de abertura, de título “Cisma, Lábia e Veneno – artes pretas”, será proferida por Allan Santos da Rosa, escritor, angoleiro, licenciado em História, Mestre e Doutor pela USP. Autor de vários livros: Pedagogia, autonomia e mocambagem (2013), Águas de Homens Pretos – Imaginário, Cisma e Cotidiano Ancestral: São Paulo, séculos 19 a 21 (2021), Ninhos e revides – Estéticas e Fundamentos, Lábias e Jogo de Corpo (2022), Balanço Afiado – Estética e Política em Jorge Ben (2023), em coautoria com Deivison Faustino (2023), entre outras obras de ficção e não-ficção. 

A professora Cláudia Miranda, da UNIRIO, fará a conferência de encerramento, intitulada “Perspectivas decoloniais de educação e itinerâncias mais ao sul: des/re/aprendizagens na formação docente”. A convidada é Pós-Doutora em Psicossociologia de Comunidades (UFRJ), Doutora em Educação (UERJ), Mestre em Educação e Graduada em Letras (UFRJ). É líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Formação de Professores, Pedagogias Decoloniais, Currículo e interculturalidade: agendas emergentes na escola e na universidade (GFPPD/CNPq). Atua como coordenadora de pesquisa do Núcleo de Estudos afrodescendente e Indígena (NEABI) da UNIRIO. 

Parcerias

Além do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras em Educação de Ilhéus (APPI), o evento tem parceria com o Curso Técnico em Teatro do Centro Estadual de Educação Profissional do Chocolate Nelson Schaun (CEEP). 

Apoio financeiro

O evento será realizado com recursos do Programa de Apoio a Eventos no País (PAEP), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no Ministério da Educação (MEC).

 

Informações detalhadas

Site do I Seminário Nacional Aquilombar-se

Instagram do evento

Local: APPI – Rua Lindolfo Collor, 886, Malhado, Ilhéus (BA)

Contato: seminarioaquilombarse@gmail.com 

 

Pular para o conteúdo