XI Seminário de Sociologia no Ensino Médio | 25 e 26 de abril | FCS/UFG

Nos dias 25 e 26 de abril, será realizado o “11° Seminário de Sociologia no Ensino Médio: As Ciências Sociais e a Reforma do Ensino Médio” na Faculdade de Ciências Sociais, no Campus Samambaia da UFG. O Seminário é a continuidade, 10 anos depois, das atividades desenvolvidas pelo Núcleo de Estudos Sociedade e Educação (NESE) e pelo Grupo de Estudos de Sociologia no Ensino Médio (GESEM) da FCS/UFG, no processo de reflexão sobre o ensino de Sociologia no ensino médio. 

O GESEM e o NESE foram, ao longo dos primeiros anos do século XXI, responsáveis por realizar em Goiás o debate sobre a sociologia como disciplina na Educação Básica, tendo importante participação nas conquistas significativas que ocorreram em torno desta questão. O “Seminário de Sociologia no Ensino Médio” representou uma das principais atividades desenvolvidas pelo NESE e GESEM, envolvendo estudantes da licenciatura em Ciências Sociais, docentes da educação básica de ensino, docentes de universidades e da comunidade em geral nos debates e pesquisas sobre o ensino de Sociologia nas escolas.

Dez anos se passaram desde a 10ª edição do Seminário, em que o tema “Política, currículo e condições de trabalho: a sociologia ocupando o ensino médio” foi amplamente discutido.

Hoje nossa atenção está voltada ao processo de Reforma do Ensino Médio, instituído pela Lei nº 13.415/2017, denominada de Lei do Novo Ensino Médio – NEM – que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB – n° 9.394/1996), promovendo mudanças na carga horária da educação básica, alteração nos currículos e introdução da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que reduziu disciplinas obrigatórias a estudos e práticas.

Na recente Conferência Nacional de Educação (CONAE/2024) foi aprovada a revogação da reforma do ensino médio (NEM), a revogação da Base Nacional Comum Curricular e a revogação das diretrizes da formação de educadores – oriundas do governo Temer (2016-2019) – entre outras decisões. É nesse contexto de intensos debates e deliberações a respeito da Reforma do Ensino Médio que a Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás (FCS/UFG), juntamente com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência das Ciências Sociais (PIBID/CSO/UFG); o Programa de Residência Pedagógica das Ciências Sociais (RP/CSO/UFG) e o Núcleo de Estudos Sociedade e Educação (NESE/FCS/UFG) convida a todas, todos e todes para o “11° Seminário de Sociologia no Ensino Médio: As Ciências Sociais e a Reforma do Ensino Médio” que acontecerá nos dias 25 e 26 de abril de 2024, na Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás, no Campus Samambaia de Goiânia.

A abertura do Seminário terá a participação da Profª. Drª. Miriam Abramovay (FLACSO/BR) em Conferência de Abertura com o tema Juventude, Educação e Desafios na Convivência da Escola. A programação contará, ainda, com Rodas de Conversa sobre o PIBID, a Residência Pedagógica e a Reforma do Ensino Médio, Mesas Redonda com a participação das/dos Professores Miriam Fábia Alves (FE/UFG), Rogério Bianchi de Araújo (UFG-Catalão), Marcelo Cigales (PPGSOL/UnB) e Neville Júlio de Vilasboas e Santos (IFG-Anápolis).

Para inscrição e mais informações sobre a Programação:

 https://www.even3.com.br/11o-seminario-nacional-sobre-sociologia-no-ensino-medio-as-ciencias-sociais-e-a-reforma-do-ensino-medio-431940/

No instagram: @seminariosocem 

 
Pular para o conteúdo