V Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação - UFF -

Data: 
23/10/2018 até 24/10/2018
Prazo de Inscrição: 
31/07/2018 até 16/09/2018
Local: 
UFF (Universidade Federal Fluminense) - Niterói/RJ

A inscrição de resumos poderá ser realizada até o dia 16/09, de maneira totalmente gratuita, com posterior envio de artigos completos para publicação nos anais. Inscrições ouvintes até 14 de outubro.

Presenças confirmadas:

Profº Dr Miguel Arroyo (UFMG)
Profª Drª Maria Tereza Goudard Tavares (UERJ/FFP)
Eleutéria Amora (Camtra);(ABONG)
Flávia Calé - Presidenta da ANPG
Profº Dr Giovanni Semeraro (UFF)
Profº Dr Jorge Najjar (UFF)
Profª Drª Maria Lucia de Oliveira (UFF)

A educação pública como direito inalienável encontra-se em um momento de grande ataque. Pode-se dizer que temos vivenciado o desmonte da educação pública brasileira, o que tem ameaçado o direito à educação, bem como a garantia de uma educação pública democrática e de qualidade à maioria da população. As políticas educacionais impostas de forma autoritária e antidemocrática pelo Governo têm se reduzido a atender as necessidades de uma minoria. Minoria essa que, por sua vez, encontra-se no topo da pirâmide social. Os interesses privatistas têm crescido absurdamente ocasionando um verdadeiro atentado contra a educação pública. Afinal, o que dizer da PEC 55, da Reforma do Ensino Médio, da “Escola sem Partido” e da Base Nacional Comum Curricular? Esses são apenas alguns questionamentos que têm nos impulsionado a lutar, a resistir e a debater em favor de uma educação pública de qualidade. Sim: é TEMPO DE LUTA, muita luta se quisermos fazer valer o direito a uma educação, verdadeiramente, democrática.​

Diante disso, nós, discentes da Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense, do campus do Gragoatá, convidamos você para participar do nosso Seminário Discente de 2018 que acontecerá nos dias 23 e 24 de outubro de 2018. Ao eleger como tema “Democratização de políticas e saberes: rumos para uma educação sob ataque”, nosso intuito é de promover um espaço de discussão e de reflexão a partir de  pesquisas desenvolvidas no campo da educação, buscando contribuir para melhoria da educação de qualidade, bem como oportunizar um momento de troca de saberes entre pesquisadores da área da educação, visando potencializar o debate em torno da educação e fortalecer a resistência na luta em prol da educação pública. Os trabalhos submetidos serão organizados a partir dos eixos temáticos e apresentados sob a forma de roda de conversas.

A ANPEd não se responsabiliza pelas informações repassadas pelos respectivos eventos, assim como por certificados, comprovantes e e outros materiais referentes a eles.