27.06 | Programa Bibliografia Viva discute sujeitos da educação na obra de Miguel Arroyo

O 4º  episódio da 3ª  temporada do Programa Bibliografia Viva homenageia o professor Miguel Gonzáles Arroyo. O programa vai ao ar no canal do YouTube da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, no dia 27 de junho, terça-feira, às 19h, horário de Brasília.

Miguel Arroyo nasceu em 1935 no povoado de Sotillo de la Ribeira, na Espanha, e, perseguido pela ditadura de Franco, veio para o Brasil no final da década de 1950.  O pesquisador foi membro da diretoria da ANPEd de 1990 a 1995, Secretário Adjunto de Educação de Belo Horizonte e Assessor de inúmeros movimentos sociais. Professor titular aposentado e emérito da Universidade Federal de Minas Gerais.  Arroyo acompanha propostas educativas em várias redes estaduais e municipais do país e é, hoje, uma grande referência para a área da Educação, sobretudo no que diz respeito às Políticas Educacionais e aos Sujeitos da Educação.

O educador é um grande defensor da educação integral e de uma pedagogia que dialogue com a realidade dos sujeitos da educação, especialmente aqueles pertencentes às classes trabalhadoras. Para ele, a educação não se confunde com a escola e o papel da escola vai além de desenvolver habilidades como ler e escrever. Defende que a escola deve formar cidadãos, no sentido mais forte e pleno dessa expressão!

A produção intelectual do nosso homenageado sobre estes temas é vasta. Entre os seus livros mais importantes estão: Educador em Diálogo com Nosso Tempo (2011), Currículo, Território em Disputa (2014) Vidas, Outros Sujeitos, Outras Pedagogias (2017), Imagens Quebradas: trajetórias e tempos de alunos e mestres. (2017) e Ameaçadas Exigências - respostas éticas da educação e da docência (2019).

Em sua atuação pública, na década de 1990, como Secretário Adjunto de Educação da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, elaborou e coordenou a implementação da proposta político-pedagógica da Escola Plural, um projeto inovador, que trouxe nova organização aos tempos e espaços escolares, modificando processos e procedimentos didático-pedagógicos, especialmente no tocante à avaliação. A Escola Plural é um marco na valorização dos sujeitos da educação, considerados em suas diversidades e diferenças.

Trajetória acadêmica

No Brasil, Miguel Arroyo fez graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (1970) e mestrado em Ciência Política na mesma universidade (1974). Doutor em Educação pela Stanford University (EUA), realizou estudos pós-doutorais pela Universidade Complutense de Madri, na Espanha.

Bibliografia Viva

A Roda de Conversa sobre o educador será conduzido pelo professor Luciano Mendes de Faria Filho (UFMG) e pelo professor Marcus Vinícius Fonseca (UFOP), que terão como convidados Lucinha Alvarez (FaE/UFMG), Paulo Carrano (PPGE/UFF), Mônica Molina (UnB/FONEC) E Ana Lucia Mathias (NEAB/ErêYá/UFRR). O homenageado não estará presente na roda de conversa virtual, mas poderá acompanhar a homenagem sobre a sua trajetória acadêmico-profissional com outros participantes no canal da FAE/UFMG no Youtube.

O Programa Bibliografia Viva, em seus programa anteriores, já homenagou vários intelectuais do campo educacional. Os programas realizados estão disponíveis no Youtube. O programa é desenvolvido por meio de parceria entre a Universidade Federal de Minas Gerais e a Universidade Federal de Ouro Preto e envolve os seguintes grupos e estruturas institucionais: Portal de Livros Abertos da FaE/UFMG,  Grupo Didaktikè,  Programa Ações Afirmativas na UFMG e Setor Audio Visual da FaE/UFMG -  todos na UFMG. Na UFOP, a responsabilidade é do Grupo de Pesquisa História e Historiografia da Educação - GERAES. Para acompanhar nosso trabalho acesse nossas redes sociais no Instagram e Facebook ou  no Youtube:  Bibliografia Viva - YouTube

Serviço

Data: 27/06/2023 - Terça-feira

Horário:19h

Canal: Bibliografia Viva - YouTube

Contatos

Instagram - @Bibliografiaviva

Facebook - @BibliografiaViva

E-mail - bibliografiaviva@gmail.com