31.10 | Programa Bibliografia Viva | Educação e Sociologia na obra de Silke Weber

O 7º  episódio da 3ª  temporada do Programa Bibliografia Viva homenageia a professora Silke Weber. O programa vai ao ar no canal do YouTube da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, no dia 31 de outubro, terça-feira, às 19h, horário de Brasília.

Silke Weber é  oriunda de uma família de origem alemã, mas nasceu em Aracajú, em 1938. No mesmo ano mudou-se com sua família para Recife, onde se estabeleceu por toda a vida. Silke Weber foi professora da Universidade Federal de Pernambuco por cerca de 35 anos, atuando no Departamento de Psicologia, no qual se aposentou em 2003. Durante todo esse período, foi professora da graduação e da pós-graduação. Tornando-se professora emérita da UFPE em 2007. Incanssável, ainda continua atuando como professora da pós-graduação.

A pesquisadora teve uma ampla circulação institucional  atuando em vários órgãos como a CAPES, o CNPq, o Ministério da Educação e Cultura, o Conselho Nacional de Educação, o Conselho Nacional de Avaliação do Ensino Superior, o Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social de Pernambuco (CEDES).  Também ocupou o cargo de Secretária de Educação do Estado de Pernambuco em duas ocasiões: em 1987 e 1995. 

Trajetória acadêmica

Em Recife, graduou-se em Pedagogia na Faculdade de Filosofia de Recife, entre o final dos anos de 1950 e início dos anos de 1960. Em Paris, cursou a especialização em Planejamento da Educação no Instituto Internacional de Pesquisa e Formação em Educação e Desenvolvimento (IRFED). Entre 1964 e 1966, realizou o mestrado em Psico-sociologia, na Escola de Estudos Avançados em Ciências Sociais. Posteriormente, fez doutorado em Sociologia na Universidade René Descartes – Paris V, entre 1968 e 1972. Por fim, realizou também estudos pós-doutorais nas universidades de Bremen, na Alemanha,  Paris V e de Londres. 

Bibliografia Viva

A Roda de Conversa sobre a educadora será conduzida por Celsiane Araújo(UFMG) e Fabrício Vinhas (UFMG), que terão como convidados Alice Botler (UFPE), Eliane Veras (UFPE), Amurabi Oliveira (UFSC), Carlos Roberto Jamil Cury (PUC-MG). A homenageada não estará presente na roda de conversa virtual, mas poderá acompanhar a homenagem sobre a sua trajetória acadêmico-profissional com outros participantes no canal da FAE/UFMG no Youtube.

O Programa Bibliografia Viva, em seus programas anteriores, já homenageou vários intelectuais do campo educacional. Os programas realizados estão disponíveis no Youtube. O programa é desenvolvido por meio de parceria entre a Universidade Federal de Minas Gerais e a Universidade Federal de Ouro Preto e envolve os seguintes grupos e estruturas institucionais: Portal de Livros Abertos da FaE/UFMG, Grupo Didaktikè,  Programa Ações Afirmativas na UFMG e Setor Áudio Visual da FaE/UFMG -  todos na UFMG. Na UFOP, a responsabilidade é do Grupo de Pesquisa História e Historiografia da Educação - GERAES. Para acompanhar nosso trabalho acesse nossas redes sociais no Instagram e Facebook ou no Youtube:  Bibliografia Viva - YouTube

SERVIÇO:

Data: 31/10/2023 - Terça-feira

Horário:19h

Canal: Bibliografia Viva - YouTube

Contatos

Instagram - @Bibliografiaviva

Facebook - @BibliografiaViva

E-mail - bibliografiaviva@gmail.com