Biblioteca

A Biblioteca da ANPEd vem passando nos últimos anos por um processo de digitalização de arquivos, documentos institucionais e trabalhos de reuniões científicas. A partir de 2016 a Associação adotou uma estrutura de integração de sistema nos processos de submissão, armazenagem e disponibilização de trabalhos das Reuniões Regionais e Nacional, assim como dos sites destes encontros. Trabalhos de reuniões anteriores, no entanto, continuam em parte em sites desenvolvidos à época pelos realizadores, com processo difícil e custoso de migração de dados - alguns deles não mais disponíveis.

Nesse sentido, pedimos a associados e pesquisadores que tenham interesse em dados e arquivos específicos não localizados na Biblioteca que entrem em contato através do email portal@anped.org.br. A partir disso, informaremos se o arquivo encontra-se disponível em meio digital ou físico (sede da ANPEd ou PROEDES, responsável por salvaguarda de acervo institucional da Associação), no sentido de facilitar a consulta.

Total de itens:149

POR UMA OUTRA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (POPULAR)

SOUZA, Kelma Fabiola Beltrao de

NOTAS SOBRE EDUCAÇÃO POPULAR A PARTIR DA PESQUISA COM RECICLADORAS E RECICLADORES

LOUSADA, Vinícius Lima

“A CHEGADA DA ESTRANHA”: DESAFIOS POLÍTICO – EPISTÊMICOS DA PESQUISA COM AS CAMADAS POPULARES

TAVARES, Maria Tereza Goudard

MOVIMENTO DE EDUCAÇÃO DE BASE EM GOIÁS

RODRIGUES, Maria Emilia de Castro

EDUCAÇÃO POPULAR EM PRÁTICAS COOPERATIVAS

FRANTZ, Walter

OS FILHOS DA ZONA: EXPECTATIVAS, COTIDIANOS E PENSARES DE PROFISSIONAIS DO SEXO SOBRE A EDUCAÇÃO ESCOLAR DE SEUS FILHOS

MENDES, Marcelo Nascimento
MARQUES, Luiz Alberto De Souza

PROCESSOS EDUCATIVOS EM PRÁTICAS SOCIAIS: REFLEXÕES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS SOBRE PESQUISA EDUCACIONAL EM ESPAÇOS SOCIAIS

OLIVEIRA, Maria Waldenez de
GONÇALVES E SILVA, Petronilha Beatriz
GONÇALVES JÚNIOR, Luiz
GARCIA-MONTRONE, Aida Victoria
JOLY, Ilza Zenker

DIÁLOGOS COM QUEM OUSA EDUCAR, EDUCANDO-SE: A FORMAÇÃO DE EDUCADORES A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO POPULAR

CAMPOS, Ana Maria de
PACHANE, Graziela Giusti

UM MUNDO ENTRE OS HOMENS (UM CONFRONTO ENTRE HANNAH ARENDT E PAULO FREIRE)

BRAYNER, Flávio Henrique Albert

CATALUNHA – UMA EDUCAÇÃO QUE PROMOVE A DIGNIDADE DO POVO CAMPESINO. VAMOS CONSTRUIR A NOSSA?

SILVA, Ilsen Chaves da

A PESQUISA PARTICIPATIVA COMO MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO POPULAR

ADAMS, Telmo

TERAPIA COMUNITÁRIA COMO EXPRESSÃO DE EDUCAÇÃO POPULAR: UM OLHAR A PARTIR DOS ENCONTROS COM AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE

GUIMARÃES, Maria Beatriz Lisboa
VALLA, Victor Vincent

PROFETISMO FREIRIANO COMO CATEGORIA DE LEITURA DO AUTORITARISMO PEDAGÓGICO DA ÁFRICA

KAVAYA, Martinho
GHIGGI, Gomercindo

O DISCURSO CURRICULAR DO PROJETO TEIMOSIA E SUAS INTERLOCUÇÕES COM A EDUCAÇÃO POPULAR

MARQUES, Eliza Solange Vasconcelos

MULHERES CAMPONESAS E OS PROCESSOS EDUCATIVOS DESENCADEADOS POR SUAS PRÁTICAS DE CUIDADO À SAÚDE

TEIXEIRA, Iraí Maria De Campos
OLIVEIRA, Maria Waldenez de

ESTUDANTES DE ORIGEM POPULAR NA UNIVERSIDADE: VIDAS EN(TRE)LAÇADAS NO PROGRAMA CONEXÕES DE SABERES DA UFRGS

ARENHALDT, Rafael

MAIS INDÍCIOS DA COLONIALIDADE LATINOAMERICANA: INDICAÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS INACABADAS PARA A PESQUISA NA EDUCAÇÃO POPULAR

EGGERT, Edla

APRENDER COM O PÉ ATRÁS: REFLEXÕES SOBRE O LUGAR DA (DES)CONFIANÇA NO PROCESSO DE EDUCAR-SE NA NOITE

SOUSA, Fabiana Rodrigues de

A POÉTICA DO ESPAÇO ESCOLAR: ALGUMAS QUESTÕES SOBRE O REFEITÓRIO ESCOLAR COMO ESPAÇO DE EDUCAÇÃO POPULAR DE CRIANÇAS EM PERIFERIAS URBANAS

TAVARES, Maria Tereza Goudard

DOCUMENTOS CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NO BRASIL: DA PRESCRIÇÃO ÀS POSSIBILIDADES DA DIFERENCIAÇÃO

TROQUEZ, Marta Coelho Castro

ENFOQUE FEMINISTA DA PERSPECTIVA POLÍTICO-PEDAGOGICA FREIRIANA

MURACA, Mariateresa
FLEURI, Reinaldo Matias

ESCRAVIDAO EM UBERABA EM DIÁLOGO COM A EDUCAÇÃO POPULAR

SOUZA, Tiago Zanquêta de
VASCONCELOS, Valeria Oliveira de

CONSCIENTIZAÇÃO FREIREANA E LIBERDADE SARTREANA: REFLEXÕES PARA OS EFEITOS DE SUBJETIVAÇÃO DA EDUCAÇÃO POPULAR

MOREIRA, Janine

FORMANDO EDUCADORES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO POPULAR: A TEORIA E A PRÁTICA DE PAULO FREIRE NA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DA CIDADE DE SÃO PAULO (1989-1992)

SAUL, Ana Maria
SILVA, Antonio Fernando Gouvêa da

AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS QUE MULHERES E HOMENS ASSENTADOS POSSUEM SOBRE OS SABERES QUE BUSCAM NA ESCOLA PARA OS SEUS PROJETOS DE VIDA

NEVES, Joana D’Arc de Vasconcelos
NASCIMENTO, Ivany Pinto

EDUCAÇÃO POPULAR: PELA RECUPERAÇÃO DA “AÇÃO” E DO “SENSO COMUM”

BRAYNER, Flávio Henrique Albert

ELEMENTOS PROPOSITIVOS DE UMA EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA

SILVA, Ligia Maria Portela da

EXAMES NACIONAIS E SUBALTERNIZAÇÃO DAS CLASSES POPULARES

ESTEBAN, Maria Teresa

EDUCAÇÃO POPULAR EM UMA BRINQUEDOTECA HOSPITALAR: HUMANIZANDO RELAÇÕES E CONSTRUINDO CIDADANIA

PAULA, Ercília Maria Angeli Teixeira de

CAMINHOS FEITOS AO CAMINHAR

SAMPAIO, Marisa Narcizo

A CONTRIBUIÇÃO DE PAULO FREIRE PARA A EDUCAÇÃO POPULAR: UMA ANÁLISE DO GT DE EDUCAÇÃO POPULAR DA ANPED

PAVAN, Ruth

EDUCAÇÃO ESCOLAR NAS ALDEIAS KAINGANG E GUARANI INDIANIZANDO A ESCOLA?

BERGAMSCHI, Maria Aparecida

(SOBRE)VIVÊNCIAS: SENDO CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE RUA JUNTO A EDUCADORES SOCIAIS

PAIVA, Jacyara Silva de

A MULHER E A DOCÊNCIA: HISTÓRIAS DE MILITÂNCIA

CORDEIRO, Dilcelene Quintanilha de Resende

A HISTÓRIA DE BRENDA – DE VISITANTE A USUÁRIA DO MUSEU DA MARÉ

ARAÚJO, Helena Maria Marques

DA VIDA DAS ESCOLAS RURAIS ISOLADAS A UMA ESCOLA ISOLADA DA VIDA RURAL: APRENDIZAGENS DO PROCESSO DE NUCLEAÇÃO EM SANTA ROSA DE LIMA

BAUMANN, Siuzete Vandresen

EDUCAÇÃO POPULAR E POLÍTICA CULTURAL: DESAFIOS DO “OUTRO” COMO SUJEITO DA POLÍTICA

MONTEIRO, Elaine

MÉTODO E METODOLOGIA ENTRE PEDAGOGIA POPULAR E FEMINISMO

MURACA, Mariateresa

DA INDIGNAÇÃO AO ENCANTAMENTO: ALGUNS PORQUÊS DA ESCRAVIDÃO E A EDUCAÇÃO POPULAR

SOUZA, Tiago Zanquêta de
VASCONCELOS, Valéria Oliveira de

PODEM OS POVOS DO CAMPO CONSTITUÍREM-SE PRODUTORES COLETIVOS DE CONHECIMENTO?

MESQUITA, Rui Gomes de Mattos de

O CURRÍCULO EM CICLOS DE APRENDIZAGEM: UMA PROPOSTA DE ESCOLA PÚBLICA, POPULAR E DEMOCRÁTICA

AGUIAR, Denise Regina da Costa

A EDUCAÇÃO POPULAR E A CONSTRUÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO: ENTRE O PERSONALISMO POLÍTICO E A PARTICIPAÇÃO CIDADÃ

MOREIRA, Carlos Eduardo

PAULO FREIRE EM SISTEMAS PÚBLICOS DE EDUCAÇÃO NO BRASIL PESQUISANDO POLÍTICAS E PRÁTICAS

SAUL, Ana Maria

PARTICIPAÇÃO POPULAR E ENGAJAMENTO DE PROSTITUTAS NA LUTA POR DIREITOS

SOUSA, Fabiana Rodrigues de

EDUCAÇÃO POPULAR E O CENTRO DE FORMAÇÃO EM ECONOMIA SOLIDÁRIA – CFES/SUL

ATIVIDADE FÍSICA ENTRE INDÍGENAS PARA CIVILIZAR E INDICADA PARA EDUCAR

VINHA, Marina

INTERDIÇÃO: COMO FAZEMOS ISSO QUE FAZEMOS COM NOSSAS CRIANÇAS: “O TRABALHO DO PODER SOBRE AS VIDAS E O DISCURSO QUE DELE NASCE”

MENEZES, Marilu Nörnberg

A EDUCAÇÃO POPULAR ENQUANTO UM SABER DA EXPERIÊNCIA

FEITOSA, Débora Alves

UNIVERSIDADE E COMUNIDADES POPULARES: UM DIÁLOGO NECESSÁRIO

PINHEIRO, Diógenes

EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR E UNIVERSIDADE: NECESSÁRIAS INTERLOCUÇÕES PARA NOVAS QUESTÕES

ZUCCHETTI, Dinora Tereza
MOURA, Eliana Perez Gonçalves de