Abertura de pré-evento online da 41ª RN contará com simpósio internacional da AERN no dia 02 de outubro

A ANPEd realiza no dia 02 de outubro a abertura da programação prévia online da 41ª Reunião Nacional da ANPEd. Às 16h (horário de Brasília) será realizada no canal da Associação no Youtube sessão de boas-vindas, trazendo um panorama desta etapa prévia, na qual serão promovidos, até 05 de outubro, minicursos e apresentação de trabalhos em andamento. Estarão na solenidade Geovana Lunardi (UDESC), presidenta da ANPEd, Fabiane Maia Garcia (UFAM), vice-presidente Norte da ANPEd, a coordenadora do PPGE da UFAM, Camila Ferreira da Silva (UFAM), e Rita de Cássia Machado, subcoordenadora da nucleação Tefé/ PPGED da UEA. Também integram a esta abertura os pró-reitores de pesquisa das duas instituições que sediam o evento, Adriana Malheiro Alle Marie (UFAM) e Roberto Mubarac Sobrinho (UEA). 

Na sequência, às 16h, será realizado simpósio da AERN - American Education Research Network, com o tema “Amar/zonizar a pesquisa em educação das Américas”. A atividade internacional contará com a participação de María Guadalupe Olivier Téllez, presidenta do COMIE – Consejo Mexicano de Investigación Educativa, Ivan Salinas, presidente da RIECH - Rede de Investigación Educativa Chilena e Salomão Hage (UFPA | ANPEd), com coordenação de Geovana Lunardi, que também ocupa a vice-presidência da WERA - World Education Research Association. 

 

 

Guadalupe Olivier é doutora em Pedagogia, com ênfase em Sociologia da Educação pela UNAM. Atuação é presidenta do Consejo Mexicano de Investigación Educativa (COMIE) e membro fundadora da Red Mexicana de Estudios de los Movimientos Sociales, É Secretaria Académica da Universidad Pedagógica Nacional e fundadora do doutorado em Política de los Procesos Socioeducativos da mesma instituição. Possui 72 obras publicadas entre livros, capítulos, artigos e outros. Dentre seus temas de investigação estão política e movimentos sociais, educação superior e privatização educativa e política educativa. 

Presidente da RIECH, Ivan Salinas é professor associado do Departamento de Estudos Pedagógicos da Universidad de Chile, onde realiza atividades de investigação em educação, docência (na graduação e pós-graduação) e vinculação com o ensino médio. É Ph.D. em Ensino e Educação de Professores (Teaching and Teacher Education) pela Universidade do Arizona, EEUU. 

Salomão Mufarrej Haje é doutor em Educação: Currículo pela PUC-SP, com doutorado Sanduíche na Universidade de Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos. É Professor da UFPA com atuação no PPGED-ICED e no PPLSA em Bragança. Bolsista produtividade do CNPq, coordena o Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo na Amazônia e o Fórum Paraense de Educação do Campo.