Ética na Pesquisa

Apresentação

A ANPEd é uma associação que congrega Programas de Pós-Graduação em Educação, pesquisadores, professores e estudantes vinculados a estes programas e demais pesquisadores da área.

Coerente com o objetivo de fortalecer e promover a pesquisa em Educação, a Anped criou um espaço para questões relacionadas à Ética na Pesquisa. A preocupação da ANPEd com o tema não é recente. Há um acúmulo de discussões sobre a questão nas reuniões anuais, no Comitê Científico e no Forpred. Na 36ª Reunião Nacional da Anped, foi realizada a Sessão Especial sobre “Princípios e procedimentos éticos na pesquisa em Educação”.

A partir de 2013, a ANPEd passou a ter representação no GT da CONEP encarregado de elaborar uma Resolução Complementar à Resolução 466/2012, de forma a atender as especificidades das áreas de Ciências Sociais e Humanas.

Nesse espaço do Portal da ANPEd, os pesquisadores da área de Educação terão acesso a:

  • textos sobre ética na pesquisa;
  • relatos de Comitês e Comissões de ética em pesquisa
  • notícias do GT de Ciências Sociais e Humanas – CONEP, além de links e demais notícias de interesse;

Os pesquisadores também poderão enviar relatos de encaminhamentos e experiências de Comitês e Comissões de Ética, bem como textos que abordem a utilização dos procedimentos de revisão ética (Plataforma Brasil)

Com essa iniciativa, a Anped pretende ampliar a discussão da ética em pesquisa, tanto em seus procedimentos práticos quanto em seus fundamentos e implicações.

--

Participe da discussão sobre a ética na pesquisa. Sugira artigos que contribuam para o debate ou envie um texto de sua autoria com depoimentos sobre sua experiência com os comitês locais de ética na pesquisa e/ou análises sobre o tema. Escreva para o email: eticanapesquisa@anped.org.br