ANPEd apresenta propostas ao PPA Participativo, que podem ser votadas até 14/7

A ANPEd apresentou duas propostas ao PPA Participativo 2024-2027 – uma delas em parceria com a ANPG (Associação Nacional de Pós-Graduandos).

O PPA Participativo é uma iniciativa do governo federal com o objetivo de coletar propostas junto à sociedade para o Plano Plurianual (PPA) do próximo ciclo de quatro anos.

Até 14 de julho, é possível acessar a plataforma do PPA Participativo e votar nas propostas já apresentadas ou propor novas: cada pessoa pode votar em três projetos diferentes e propor três políticas distintas ao governo federal.

A proposta da ANPEd em parceria com a ANPG diz respeito aos reajustes das bolsas de pós-graduação e ao financiamento da área:

Reajuste de Bolsas de Estudos, Pesquisa e Pós-Graduação

Assegurar um mecanismo anual de reajuste das bolsas de estudo, pesquisa e pós-graduação no país e no exterior, usando como referência indicadores que possibilitem a recuperação do valor frente à inflação e com ganhos reais ao longo do período 2024-2027.

Para votar nesta proposta, acesse este link.

A segunda proposta, exclusiva da ANPEd, diz respeito ao financiamento da pesquisa em Educação:

Pesquisa em Educação como ação estratégica para o país

Criar e implementar editais e/ou outros mecanismos de financiamento da pesquisa em Educação, tendo em vista o fomento à produção de conhecimento nas redes públicas de educação sobre temas e questões estratégicas para uma educação pública de qualidade, universal e inclusiva, que contemple a diversidade e seja social e culturalmente referenciada.

Para votar nesta proposta, acesse este link.

O Ministério da Educação (MEC) também apresentou duas propostas, uma relativa à Educação Básica e outra sobre a Educação Superior, que podem ser acessadas na plataforma.