ANPEd na 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)

O campus da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em São Carlos (SP) recebeu entre os dias 12 e 18 de julho a 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). A ANPEd participou do encontro como propositora de conferência e mesas redondas, além de integrar debates dentro da temática "SBPC Indígena" e Ética na Pesquisa na Área de Ciências Humanas e Sociais. No dia 16 de julho, a presidente da Associação, Maria Margarida Machado (UFG), proferiu a conferência "Desafios do Plano Nacional de Educação para a Próxima Década".

Img 20150717 Wa0002

As mesas-redondas propostas pela ANPEd discutiram os "Desafios e perspectivas do financiamento na área de ciências humanas e Sociais" e a "Base Nacional Comum".

Img 20150715 Wa0000 2

foto: mesa sobre financiamento na área de Ciências Humanas e sociais - Tania Regina de Luca (UNESP), da ANPUH, Andrea Barbosa Gouveia (UFPR), da ANPEd, e Eduardo Adolfo Terrazan (UFSM), da ABRAPEC.

A questão da ética na pesquisa foi tema de mesa redonda proposta pela ANPOCS. O debate foi composto pelo Prof. Luiz Fernando Dias Duarte (UFRJ), Profa. Cynthia Sarti (Unifesp) e pelo Prof. Jefferson Mainardes (UEPG, ANPEd), todos membros do GT de Ciências Humanas e Sociais da CONEP, encarregado de elaborar Resolução específica de ética a pesquisa em Ciências Humanas e Sociais - CHS.

Foto 3

A Profª Cynthia Sarti apresentou um breve histórico da regulamentação da ética em pesquisa no Brasil e do trabalho desenvolvido pelo GT da CHS da Conep. O Prof. Luiz Fernando D. Duarte discorreu sobre o modelo da bioética e das diferenças entre esse modelo e as pesquisas de Ciências Sociais e a necessidade de existirem critérios específicos para a análise ética da pesquisa em CHS. O Prof. Jefferson Mainardes, que representa a ANPEd no GT de CHS da Conep, destacou as ações da ANPEd com relação à ética na pesquisa, os encaminhamentos que são dados pelos pesquisadores da área de Educação com relação à ética na pesquisa e apresentou reflexões sobre a falta de autonomia das CHS no atual sistema de revisão ética (CEP/CONEP), ressaltando que o modelo existente é altamente centralizado. Mainardes também destacou as possibilidades de criação de um sistema de regulamentação da ética fora do Ministério as Saúde. Um intenso debate sucedeu as apresentações, sendo que foram destacados os principais pontos da minuta de Resolução de ética na pesquisa em CHS, que deverá ser colocada em consulta à sociedade em julho do corrente ano.

O tema geral desta edição da SBPC foi “Luz, Ciência e Ação”, alusivo ao Ano Internacional da Luz, que em 2015 é celebrado em diversos países. Ao final do evento, foi redigida e enviada carta à Presidente Dilma Rousseff sobre os cortes orçamentários na educação e ciência para este ano. "A SBPC reconhece a necessidade do ajuste fiscal para buscar o equilíbrio nas contas públicas. No entanto, não podemos aceitar cortes no orçamento da educação e da ciência, áreas estratégicas para o desenvolvimento de qualquer nação, em especial o Brasil, que apresenta graves deficiências na educação em todos os níveis, e uma ciência ainda em construção."