ANPEd planeja 41ª Reunião Nacional histórica em Manaus em outubro

A ANPEd vem estruturando bases e consolidando apoios para a realização da 41ª Reunião Nacional, que ocorrerá de 23 a 27 de outubro em Manaus (AM) - a abertura solene ocorrerá no dia 22. O calendário de submissões deverá ser divulgado em breve, prevendo período de envios de trabalho a partir do mês de março para as apresentações científicas do evento. 

 

A data e instalações da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Universidade do Estado do Amazonas (UEA), entretanto, já são destino certo de pesquisadores, docentes e discentes de todo país. 

Para submeter trabalhos à Reunião Nacional, é necessário estar quite com a anuidade da Associação.

O tema geral da reunião será “Educação e Equidade: bases para Amar-zonizar e reconstruir o país”. Apesar de retomar os encontros presenciais, o evento abre possibilidade para apresentações de "trabalhos em andamento" (em substituição ao formato de pôsteres) em pré-evento online, expandindo meios para quem não tiver condições de se descolar até a capital do Amazonas. E assim como na 40ª RN, também realizada na região Norte, em 2020 na UFPA, os trabalhos apresentados no evento deste ano poderão estar presentes em e-book.

O encontro promoverá mesas de abertura e encerramento privilegiando intelectuais indígenas e também uma ampla reflexão em torno dos 20 anos de aprovação da lei 10.639, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira nos currículos da educação básica. A definição de convite a/o conferencista será feita após novas rodadas de consultas aos GTs/GE.