Artigo na Revista REGAE aborda histórico e desafios do FEPAE-Sul

Em artigo publicado na Revista de Gestão e Avaliação Educacional (REGAE), Jefferson Mainardes, professor da UEPG e presidente do Comitê de Ética em Pesquisa da ANPEd, aborda o histórico do Fórum de Editores de Periódicos de Educação da Região Sul (2008-2021). Além de Mainardes, também assinam o artigo Luís Armando Gandin (UFRGS), Bianca Salazar Guizzo (Universidade Luterana do Brasil), Carlo Schmidt (UFSM) e Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira (PUC-PR).

Além do histórico da criação e da estruturação do Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação da Região Sul (FEPAE-Sul), o artigo apresenta seus principais desafios na atualidade.

O  FEPAE-Sul  foi  criado  em  20  de  abril  de  2012,  durante a reunião do FEPAE Nacional, realizada em Recife (PE).

A ideia de elaborar esse histórico surgiu na reunião do FEPAE-Sul, realizada durante o II Congresso de Editores de Periódicos da Área de Educação (CONEPED) em agosto de 2021, em formato online.

O artigo mostra que no período de 2008 a 2021, o FEPAE constituiu-se como um coletivo significativo para a qualificação dos periódicos da área de Educação da região Sul, além de ter contribuir para a formação permanente de editores.

Entre os desafios identificados pelos autores estão participar  dos  movimentos  nacionais  e  regionais relacionados  à  ampliação  do investimento em ciência, tecnologia, pesquisa e divulgação científica e criar  estratégias  de  apoio  aos  periódicos  menos  consolidados, entre outros.

O artigo está disponível para download no site da Revista REGAE.