Associado do GT 10 da ANPEd receberá título de professor emérito da UFPE

 

A ANPEd convida as pessoas associadas para a sessão solene de outorga do título de Professor Emérito ao professor Artur Gomes de Morais pela da Universidade Federal de Pernambuco. Morais é associado e importante referência para o GT 10 (Alfabetização, Leitura e Escrita) da ANPEd.

A solenidade ocorrerá no dia 15 de dezembro (sexta), às 15h30, no Auditório Professor Carlos Maciel do Centro de Educação (1° andar) do Campus Joaquim Amazonas da UFPE (Boa Vista - Recife).

Artur Gomes de Morais tornou-se professor titular do Centro de Educação da UFPE em 2010, onde ingressou em 1988. Aposentado em 2016, lá continua atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação e no CEEL- Centro de Estudos em Educação e Linguagem. Psicólogo (1981) e Mestre em Psicologia Cognitiva (1986) pela UFPE, doutorou-se pela Universidade de Barcelona (1996) e fez três pós-doutorados. É pesquisador com bolsa de produtividade do CNPq desde 1997 e colaborou em mais de dez programas do MEC no campo da alfabetização. Seus livros Ortografia: ensinar e aprender (1998) e Sistema de Escrita Alfabética (2012) foram adquiridos pelo MEC para os alfabetizadores de todas as escolas públicas do país. Fundador da linha “Educação e Linguagem” no PPGEdu- UFPE, nela já formou 17 doutores, 28 mestres e 44 graduandos bolsistas de Iniciação Científica.