Capes aprova 25 novos cursos de pós-graduação em Educação

 A Capes (Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) aprovou 25 novos cursos de pós-graduação em Educação, sendo um mestrado acadêmico, quatro mestrados profissionais, nove doutorados acadêmicos e onze doutorados profissionais, distribuídos pelas regiões Norte (3), Nordeste (6), Sudeste (8), Sul (6) e Centro-Oeste (2). Confira a relação completa no Diário da União.

Segundo Andréia Ferreira da Silva (UFCG), coordenadora do FORPREd Nacional, verifica-se um crescimento expressivo, sobretudo entre nos novos cursos de doutorado e especificamente entre os profissionais. "Isso expressa a consolidação e amadurecimento desses programas, que passam por rigorosa avaliação. Mas para se dar de forma contínua, essa expansão necessita de financiamento adequado, algo não direcionado aos programas profissionais, com bolsas para alunos, pesquisadores sêniors e pós-doc", defende. Para a pesquisadora, é preciso um diálogo constante entre as duas modalidades para uma expansão com padrões de qualidade, que as "demandas dos programas profissionais sejam ouvidas para a formulação de políticas públicas que visem a redução das desigualdades entre acadêmicos e profissionais, sobretudo no que diz respeito ao financiamento". 

O Forpred (Fórum dos Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação) da ANPEd conta com 169 programas associados, entre mestrados e doutorados acadêmicos e profissionais. Confira relação completa.

Leia entrevista com os coordenadores do Forpred Nacional gestão 2021-2023.