Cenário educacional no contexto da eleições é tema de live

O cenário e as perspectivas para a área da educação no contexto pós-primeiro turno das eleições municipais de 2020 é o tema da live que marca o lançamento oficial da Rede Comunica Educação, uma articulação inédita no Brasil de 14 sociedades científicas, entidades acadêmicas e de classe da área.

O lançamento acontece no dia 18 de novembro (quarta-feira), às 14h, com transmissão pelo canal da Rede Comunica Educação no YouTube.  A programação inclui o debate “A educação e o cenário pós-primeiro turno”, com Luiz Miguel Martins Garcia, presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Helena Singer, integrante do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP) e Eugênia Gonzaga, procuradora regional da República em São Paulo.

O debate será realizado à luz do documento 10 princípios em defesa da educação pública nas eleições de 2020, lançado pela Rede Comunica Educação em outubro, com os pontos que, na visão de seus integrantes devem pautar as políticas educacionais em nível municipal no campo do financiamento, inclusão, respeito às diversidades, autonomia curricular, formação e valorização dos profissionais da educação, entre outros.

Conheça e baixe os 10 princípios em defesa da educação pública nas eleições de 2020 aqui.

Divulgação científica

O projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil (1822-2022) realiza, no dia 18 novembro, às 17h a live  “Divulgação da Pesquisa em Educação e seus públicos”, integrada com o lançamento da Rede Comunica Educação. O Pensar é um dos apoiadores da Rede Comunica Educação.

O evento contará com participação de MIriam Fábia Alves (ANPEd), Clarilza Prado Souza (PUC-SP), Ângela Both Chagas (Jeduca) e Luiz Carlos Vieira (CNTE). A live será transmitida pelo canal do Pensar a Educação, Pensar o Brasil (1822-2022) no YouTube.

A Rede Comunica Educação

No cenário atual, em que a educação e a ciência têm sido alvo de ataques e desinformação, a Rede Comunica Educação apresenta-se como um novo ator no debate educacional, propondo-se a promover uma aproximação entre a universidade e os pesquisadores com a sociedade, difundindo a perspectiva da pesquisa na área da educação e fomentando a articulação política de frentes e fóruns em defesa da educação pública.

Além disso, a Rede busca ampliar a visibilidade das ações realizadas pelas sociedades e entidades que a integram, ampliando a difusão de informações em novas plataformas de comunicação para novos públicos. Finalmente, a Rede Comunica Educação tem como objetivo promover o reconhecimento da autoria, da fala e das experiências dos(as) profissionais da educação que atuam nos cotidianos escolares.

Sociedades Científicas e Entidades Acadêmicas que compõem a rede

Associação Brasileira de Alfabetização - Abalf

Associação Brasileira de Currículo - ABdC 

Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências  - Abrapec 

Associação Brasileira de Ensino de Biologia - SBEnBIO

Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação Educação- ANFOPE  

Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação – Fineduca

Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd 

Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes 

Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação - CNTE

Fórum Nacional de Coordenadores Institucionais do Pibid e Residência Pedagógica - Forpibid-RP

Fórum Nacional de Diretores de Faculdades/Centros de Educação ou Equivalentes das Universidades Públicas Brasileiras - FORUMDIR 

Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM 

Sociedade Brasileira do Ensino de Química - SBEnQ

Sociedade Brasileira de História da Educação- SBHE 

Apoio:

Pensar da Educação, Pensar o Brasil (1822/2022)

Fórum Nacional Popular de Educação

Rede Latino-Americana de Estudos sobre o Trabalho Docente

CEASM/Museu da Maré