Debate de minuta sobre Reuniões Científicas Regionais

<acesse a carta em PDF>

Caros associados e associadas,

A mudanc?a no Estatuto da nossa Associac?a?o ocorrida na Reunia?o Anual de 2012 estabeleceu a reunia?o bienal de cara?ter nacional e as reunio?es cienti?ficas bienais de cara?ter regional, que devera?o ocorrer em anos intercalados. No decorrer do ano de 2014, como e? de conhecimento de todos(as), estamos envolvidos com a desafiante tarefa de estudar, construir e apoiar a organizac?a?o das quatro reunio?es cienti?ficas regionais (X ANPEd Sul/Floriano?polis-SC, XI ANPEd Sudeste/Sa?o Joa?o Del Rei-MG, XII ANPEd Centro-Oeste/Goia?nia-GO, XXII EPENN/Natal-RN) que ocorrera?o no me?s de outubro.

O princi?pio que orienta a ac?a?o da ANPEd, em relac?a?o a essa questa?o, e? baseado no respeito ao acu?mulo histo?rico do debate e a? autonomia acade?mico organizativa dos fo?runs regionais na proposic?a?o, construc?a?o e organizac?a?o das reunio?es cienti?ficas regionais. Considerando este importante princi?pio, o nosso estatuto preve?, no seu artigo 39, que a organizac?a?o e o funcionamento das reunio?es cienti?ficas regionais sera?o definidos em Resoluc?a?o pro?pria, aprovada em Assembleia Geral da nossa Associac?a?o.

Em 2013, o tema foi debatido e uma proposta de resoluc?a?o foi elaborada por Comissa?o composta por representantes do Forpred Nacional, dos fo?runs regionais, dos coordenadores das reunio?es regionais, do Comite? Cienti?fico da ANPEd e membros da diretoria. Foram realizadas duas reunio?es (a primeira em Belo Horizonte-MG, em maio, e a segunda em Recife-PE, em agosto) nas quais ponderac?o?es, cri?ticas e proposic?o?es foram apreciadas. Tal processo resultou em proposta de resoluc?a?o (em anexo) que estava prevista para ser apreciada na Assembleia Geral que ocorreu em Goia?nia-GO. Por decisa?o da Assembleia, contudo, na?o foi apreciada na ocasia?o.

A Diretoria da ANPEd entende que e? fundamental retomar o debate sobre o tema de forma democra?tica, cri?tica e propositiva. Neste sentido, realizou, no dia 25 de abril u?ltimo, em Salvador, uma primeira reunia?o com representantes do Forpred Nacional e dos quatro Fo?runs regionais, assim como com os coordenadores (ou representantes) das reunio?es cienti?ficas regionais, para planejar e estabelecer cronograma de debate e revisa?o/construc?a?o da proposta de resoluc?a?o das reunio?es cienti?ficas regionais, tendo em vista a sua apreciac?a?o na Assembleia Geral de 2015.

Consideramos de extrema releva?ncia o debate amplo, profundo e substantivo sobre a proposta, sobretudo porque entendemos que o resultado esperado deva ser o fortalecimento e consolidac?a?o da nossa Associac?a?o, o que inclui, entre outras importantes ac?o?es, a garantia de realizac?a?o das reunio?es cienti?ficas nacional e regionais da ANPEd. Neste sentido, chamamos a atenc?a?o para os seguintes encaminhamentos:

1) a proposta de resoluc?a?o (em anexo), minuta elaborada em 2013, sera? postada na pa?gina da ANPEd para ser conhecida e amplamente debatida. Da mesma forma, estara? disponi?vel, em nosso site, a primeira si?ntese de reformulac?a?o da minuta de resoluc?a?o (em anexo) que resultou do encontro do dia 25/04/2014, na cidade de Salvador. Ressaltamos que os artigos 5o e 6o tiveram va?rios destaques: levantou-se a possibilidade de estabelecer escalonamento das filiac?o?es, a diferenciac?a?o de anuidades e taxas de inscric?o?es nas reunio?es cienti?ficas regionais, que precisam ser amplamente discutidas entre os associados;

2) o planejamento e cronograma de debate preve?, para o corrente ano, a realizac?a?o de uma reunia?o, que ocorrera? em agosto no Rio de Janeiro, com os Coordenadores de GTs, Forpred, Fo?runs Regionais e Comite? Cienti?fico e outro amplo momento de discussa?o em outubro durante a realizac?a?o das reunio?es cienti?ficas regionais, tendo em vista a continuac?a?o do debate sobre o tema;
3) caso seja necessa?rio, o debate devera? ter continuidade em 2015, no sentido de garantir proposta que seja fruto da participac?a?o de todas as insta?ncias de nossa associac?a?o, ate? a sua apreciac?a?o na Assembleia Geral da 37a Reunia?o Cienti?fica Nacional da ANPEd.

A Diretoria da ANPEd solicita que o Forpred Nacional e os fo?runs regionais, assim como os coordenadores das reunio?es cienti?ficas regionais, os coordenadores dos Programas de Po?s-Graduac?a?o em Educac?a?o e outras insta?ncias da Associac?a?o (Comite? Cienti?fico e Coordenadores de Gts), promovam o amplo debate sobre a proposta, e que as contribuic?o?es possam ser sistematizadas e encaminhadas para subsidiar a elaborac?a?o de um documento para ser apreciado na Assembleia Geral de 2015.

Por fim, solicitamos que as contribuic?o?es sejam organizadas pelos coordenadores de cada fo?rum que integra a ANPEd (FORPREd Nacional, Coordenadores Regionais, Coordenac?a?o do Comite? Cientifico, Coordenadores de GTs) e posteriormente, apo?s as discusso?es e si?nteses possi?veis, encaminhadas para a Secretaria da ANPEd, entre os meses de agosto e novembro do corrente ano, para as devidas adequac?o?es da minuta de resoluc?a?o.

Atenciosamente,
Maria Margarida Machado Presidente da ANPEd

Rio de Janeiro, 05 de maio de 2014.