“Eu construo uma ANPEd mais presente na Educação”; confira data para anuidade com descontos

Campanha de anuidade conta com valores com desconto até o dia 08 de abril (prorrogado); ao longo do último biênio, ANPEd se diversificou na defesa da pesquisa, pós-graduação e inclusão

A ANPEd convida a todas as pessoas associadas a manterem-se quites com a anuidade 2022, que tem valores com descontos até o dia 08 de abril (prorrogado). Este é um ano de suma importância para a defesa da Educação pública, justiça social e garantias democráticas. Por isso, mais do que nunca precisamos de uma Associação fortalecida e atuante, fazendo jus a mais de quatro décadas de história.

O biênio encerrado em 2021 mostrou como a ANPEd vem se renovando e se diversificando neste contexto. Mesmo num difícil momento de pandemia e crise econômica, expandimos em 10% nosso quadro associativo, hoje com 3690 pessoas, sendo 39% estudantes da pós-graduação (mestrado e doutorado), além de presença crescente de professores da rede básica. 

Junto a professores e pesquisadores da área, estes trouxeram quase 2 mil trabalhos apresentados nas cinco reuniões regionais. Já em nossa 40ª Reunião Nacional, com formato híbrido entre o presencial e o online, contamos com mais de 2 mil inscritos, além de dezenas de mesas de debate e atividades de cooperação cultural e social a nível internacional, como as oficinas da Universidade Popular dos Movimentos Sociais (UPMS).

A ANPEd esteve atenta a todos as pautas e movimentos da política educacional brasileira, sendo signatária de mais de 50 manifestos e construindo importantes documentos de referência durante a pandemia (como a Frente pela Vida, junto à Abrasco) e o Edital de Igualdade de Gênero na Educação Básica, além parcerias com SBPC, Fórum de Humanidades, Rede Comunica, Portal do Bicentenário e FNPE. Marcamos presença em votações no Congresso (a exemplo do Novo Fundeb) e foi convidada para audiência no STF, a fim de dar parecer técnico (Amicus Curiae) sobre políticas para a Educação Especial.

No campo da internacionalização, completamos 3 anos de cooperação com a Education Review (Universidade do Arizona), que disponibiliza livros a serem resenhados por nosso quadro associativo. Nossas diferentes instâncias mantiveram intensa atuação de debate, pesquisa e realização de eventos a partir dos 23 GTs. O FORPREd, formado por 165 programas atualmente associados, ampliou sua interlocução com coordenação de área e o FEPAE realizou o II Encontro de Editores de Periódicos. A Comissão de Ética em Pesquisa, que mantém uma atualizada bibliografia sobre o tema disponível no portal, publicou o e-book gratuito “Ética e Pesquisa em Educação: subsídios”. Outra importante frente de trabalho ocorreu através da inédita Comissão de Diversidade, Acessibilidade e Ações Afirmativas.

Ao longo de 2020 e 2021 firmamos um importante espaço de encontro virtual para debate educacional, realizando cerca de 70 lives, envolvendo quase 300 pesquisadores nacionais e estrangeiros, todas com tradução de libras, com a preocupação e aposta na inclusão. Nesse tempo, a ANPEd vem se firmando como produtora de conteúdo de referência para a área. Junto ao canal no Youtube, nosso portal conta com intensa visitação por pessoas interessadas em leituras, entrevistas e debates. Por ali, como espaço informativo e de conhecimento, é possível acessar de forma gratuita todos artigos da RBE, revista de excelência, posicionada no Top 10 das humanidades. Essa produção de conhecimento e diálogo se reflete em nossas redes em ascensão: média de 16 mil inscritos no Youtube, 30 mil no Facebook e 10 mil no instagram, além de sermos interlocutores na mídia, galgando espaço à pesquisa.

Em um contexto de um governo que trabalha contra a Educação, desmonte e fechamento de diálogo com agências de fomento, toda essa atuação e vivência da ANPEd se faz unicamente a partir de nosso quadro associativo. Por isso, conclamamos pessoas associadas a manterem-se quites e abrimos nossas portas e braços a mais pesquisadores para construir uma ANPEd ainda mais presente.