Fórum de Humanidades realiza live nesta terça (6) sobre ciência, tecnologia e inovação

O Fórum das Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Letras, Linguística e Artes (FCHSSALLA) realiza nesta terça-feira (6) reunião temática com o tema "Humanidades no V CNCTI: proposições para articulações entre ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento social". A atividade, que acontace às 18h no canal do FCHSSALLA no Youtube, contará com os debatedores Maria das Graças Silva Nascimento (UNIR), Edneia Maria Ribeiro do Amaral (UFRPE | Abrapec), Guilherme José da Silva e Sá (UnB), Mônica Vermes (UFES), Sergio Amadeu da Silveira (UFABC | ABCiber) e Marco André Feldman Schneider (UFF | IBICT).

O encontro virtual acontece no contexto da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI), promovida pelo governo federal entre os dias 04 e 06 de junho em Brasília.

No dia 26 de fevereiro a ANPEd, como entidade associada do Fórum de Humanidades, promoverá nova reunião temática, desta vez sobre o tema "Educação na 5ª CNCTI: diálogos e desafios", a partir das 17h no canal da ANPEd no Youtube

Sobre a 5ª CNCTI

A 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI) pretende viabilizar um espaço de diálogo, envolvendo diferentes atores da sociedade, como representantes das instituições de ensino e pesquisa, pública e privada, a sociedade civil, setor empresarial, a comunidade acadêmica, organizações não governamentais, associações e entidades de classe, assim como do denominado setor governo. São entes envolvidos com a implementação de políticas públicas e de CT&I, com o fortalecimento das ciências básicas, transdisciplinares, com novos temas de pesquisa, com a difusão da inovação e com o desenvolvimento científico e tecnológico e inovação, discutindo, refletindo e tratando de temas relevantes, tendo como foco o crescimento e desenvolvimento do país.

A 5ª CNCTI tem como tema: "Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido". Seu objetivo consiste em analisar os programas e os planos da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI) 2016-2023, e os seus resultados, com vistas a propor recomendações para a elaboração da ENCTI 2024-2030, além de ações a serem executadas em longo prazo.