II Seminário AlfaRede, com olhares para a alfabetização, leitura e escrita, tem submissões abertas até 31 de março

O II Seminário AlfaRede, que acontecerá entre os dias 24 e 26 de abril na PUC-Campinas, tem como objetivo reunir pesquisadores, professores da educação básica, graduandos de licenciatura e pós-graduandos em uma dinâmica que fomentará o debate e a reflexão em diálogo com as demandas e realidades das escolas públicas relacionadas ao ensino à aprendizagem, especialmente da língua materna, diante dos desafios pós-pandemia.

Os resumos deverão ser submetidos pelo site do evento entre os dias 15 de janeiro e 31 de março de 2024. 

Mais informações estão disponíveis em: https://www.even3.com.br/ii-seminario-alfarede/

O evento – 100% gratuito – reunirá um coletivo de pesquisadores da rede nacional AlfaRede (Rede de Pesquisa em Alfabetização), que vem produzindo dados quanti-qualitativos objetivando a construção de uma visão mais aprofundada dos desafios enfrentados na alfabetização das crianças da escola pública, buscando ouvir a voz docente. 

Será um momento dialógico e propositivo que permitirá aos professores da educação básica e, em particular aos que se dedicam à alfabetização, a ter um espaço de troca, formação e protagonismo, uma vez que no coletivo AlfaRede os professores alfabetizadores compõem, colaborativamente, com os pesquisadores os contextos de investigação.

O evento, ainda, proporcionará importantes contribuições para a formação dos licenciando com vistas ao exercício da docência, bem como será um espaço para o compartilhamento de experiências por meio da apresentação de Relatos de Experiências e Resultados de Pesquisa, promovendo a divulgação e circulação de conhecimentos.

Normas para submissão dos resumos 

O II Seminário AlfaRede – Os olhares para a alfabetização, leitura e escrita: pesquisas e vivências docentes será realizado na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), nos dias 24, 25 e 26 de abril de 2024, em formato semipresencial: participação presencial no Auditório do Campus I, com transmissão simultânea das conferências e mesas; apresentações de trabalho presenciais e remotas. 

As sessões de apresentação de trabalhos acontecerão presencialmente no dia 26/4/24 e remotamente nos dias 29 e 30/4/24, com o objetivo de criar espaço para a discussão das pesquisas e relatos de experiências docentes (Comunicação Oral). 

Todos os resumos submetidos serão avaliados pelo Comitê Científico. 

Cada trabalho poderá ter até quatro autores (um autor principal e três coautores) e cada participante poderá enviar até três trabalhos. 

Ao enviar seus trabalhos para o Seminário, os autores cedem automaticamente os direitos autorais para publicação do resumo. Todos os resumos aprovados para apresentação no evento serão publicados nos Anais do evento em formato digital. 

Áreas temáticas 

1. Políticas Públicas de/para alfabetização

2. Alfabetização e práticas inclusivas

3. Formação de professores, pesquisa autobiográfica e alfabetização

4. Leitura, escrita e oralidade na Educação Infantil

5. Leitura, escrita, oralidade e alfabetização no Ensino Fundamental

6. Alfabetização e as tecnologias digitais da informação e comunicação

7. Alfabetização, leitura e escrita no retorno ao ensino presencial

8. A recomposição das aprendizagens no processo de alfabetização: vivências e experiências

9. Práticas pedagógicas e artefatos da história da alfabetização