Pedagogia Intercultural do Vale do Javari: UEA forma 34 professores indígenas

No dia 16 de dezembro de 2022, a Universidade do Estado do Amazonas realizou a formatura do Curso de Pedagogia Intercultural para Professores Indígenas do Vale do Javari.  A UEA é a primeira universidade do país a oferecer a formação em Pedagogia Intercultural Indígena. Trata-se de um curso de licenciatura em pedagogia voltado para os professores indígenas que atendem às escolas de educação infantil e ensino fundamental das aldeias da Terra Indígena Vale do Javari. O trabalho conta com realização das associadas Celia Aparecida Bettiol e Adria Simone Duarte, ambas da UEA. 

O Curso de Pedagogia Intercultural Indígena tem por objetivo formar professores para atuar como docentes e gestores nas escolas indígenas do Vale do Javari. A Terra Indígena Vale do Javari é o segundo maior território indígena do Brasil, localizada na região da tríplice fronteira com o Peru e a Colômbia. Nesta região da Amazônia, vivem as povos Marubo, Matis, Mayoruna e Kanamari, concentrando também o maior número de grupos indígenas em situação de isolamento voluntário do mundo.

Os professores indígenas Marubo, Matis, Mayoruna e Kanamari são povos que tiveram o contato com a sociedade nacional intensificados a partir da década de 1970. A escolarização destes povos ocorre a partir dos fins da década de 1980. Na década de 1990, iniciaram o curso de formação em nível fundamental e médio oferecido pela SEDUC-AM. Neste período, tiveram suas formações interrompidas por uma pandemia de cólera e hepatite delta que afetou todo o território do Vale do Javari.

Durante a pandemia de Covid-19, na última etapa antes do encerramento do curso de nível superior, as aulas foram suspensas em respeito às medidas de biossegurança. Neste período, o curso esteve em luto pela perda do aluno Benedito Marubo, o primeiro professor indígena de seu povo e sábio conhecedor do Vale do Javari.

A formatura do curso, prevista para julho de 2022, foi adiada devido ao brutal assassinato do indigenista Bruno Pereira, colaborador do curso de Pedagogia Intercultural desde o momento de sua implementação e também diante da profunda situação de insegurança vivida diante das pressões de invasores, pescadores ilegais e amadeireiros da terra indígena Vale do Javari.

Após dois anos de situações adversas, no período de 12 a 16 de dezembro, uma série de atividades marcaram o encerramento das trajetórias de luta da primeira turma de pedagogos indígenas do Vale do Javari. Além da formatura, acontecerão reuniões com lideranças, professores indígenas, a avaliação do curso pelo Conselho Estadual de Educação do Amazonas e a aula da saudade.